AB’SABER, A. N. O Pantanal Mato-grossense e a teoria dos refúgios e redutos. In: Revista Brasileira de Geografia. IBGE, Número Especial, Ano 50, T. 2. Rio de Janeiro, 1988, p. 9-57.
ALMEIDA, B. S.; MACHADO, R.; MIOTO, C. L.; OLIVEIRA, J. R. S.; SAAD, A. R.; FACINCANI, E. M.; PARANHOS FILHO, A. C. Controle estrutural da hidrografia do Pantanal, Brasil. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 137–146, 2017
AGUIAR. R, C, P. Praticas Educacionais em Climatologia Geográfica: Trabalho de Campo na Estação Meteorológica uma Experiência de Ensino em Climatologia UFG. 2012.
GUERRA, A, J. T; CUNHA, S. B. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil: geografia física. São Paulo: EDUSP, 2008.
ROSS, J. L. S. Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. RDG Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, n. 8, p. 63-74, 1994.
PEREIRA, G. ; SILVA, M. E. S.; MORAES, E. C.; SHIMABUKURO, Y. E.; CARDOZO, F. S.; SILVA, F. B. et al. Impactos climáticos das áreas alagadas no Bioma Pantanal. In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010, Cáceres. Anais eletrônicos... 2010
PEREIRA, J. B. da S. e ALMEIDA, J. R. de. Biogeografia e Geomorfologia. In: TEIXEIRA GUERRA, A. J. e CUNHA, S. B. da (orgs.), Geomorfologia e Meio Ambiente, p. 195-239. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 195-247, 1996.
TOMAS, W. M. et al. Sustainability agenda for the Pantanal wetland: perspectives on a collaborative interface for science, policy, and decision-making. Tropical Conservation Science, [S.l.], v. 12, 2019.
OLIVEIRA, I. J.; NASCIMENTO, D. T. F. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 158–172, 2017.