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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2025 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
VAGA [975]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Geografia (Licenciatura); e
Doutorado na Área de Avaliação / Área Básica: Geografia / Geografia.
PROGRAMA
Área: Ciências Exatas e da Terra / Geociências / Geografia Física
1.⁠ ⁠O ensino de climatologia e a formação da consciência crítica sobre as mudanças climáticas.
2. A contextualização do relevo nas dinâmicas socioambientais urbanas e rurais.
3. O uso pedagógico de geotecnologias no ensino da geografia física na educação básica.
4. As bacias hidrográficas como eixo integrador entre conteúdos físicos e questões locais.
5. A abordagem dos solos e sua relação com práticas sustentáveis e educação ambiental.
6. Os processos naturais e físicos do Pantanal no ensino de Geografia: desafios de abordagem e articulação com as dinâmicas socioambientais locais.
7. A valorização dos domínios naturais e/ou biomas brasileiros e dos saberes locais no ensino de biogeografia.
8. O estudo dos componentes ambientais e da hidrodinâmica no Pantanal: possibilidades didáticas para o ensino de geografia física integrada às realidades regionais.
9. A educação geográfica para a promoção da conservação e preservação ambiental diante dos desafios dos desastres naturais e das crises socioambientais contemporâneas.
10. O ensino de geografia para a compreensão crítica dos problemas ambientais no Pantanal e seus vínculos com os desequilíbrios ecológicos globais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AB’SABER, A. N. O Pantanal Mato-grossense e a teoria dos refúgios e redutos. In: Revista Brasileira de Geografia. IBGE, Número Especial, Ano 50, T. 2. Rio de Janeiro, 1988, p. 9-57.
ALMEIDA, B. S.; MACHADO, R.; MIOTO, C. L.; OLIVEIRA, J. R. S.; SAAD, A. R.; FACINCANI, E. M.; PARANHOS FILHO, A. C. Controle estrutural da hidrografia do Pantanal, Brasil. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 137–146, 2017
AGUIAR. R, C, P. Praticas Educacionais em Climatologia Geográfica: Trabalho de Campo na Estação Meteorológica uma Experiência de Ensino em Climatologia UFG. 2012.
GUERRA, A, J. T; CUNHA, S. B. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil: geografia física. São Paulo: EDUSP, 2008.
ROSS, J. L. S. Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. RDG Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, n. 8, p. 63-74, 1994.
PEREIRA, G. ; SILVA, M. E. S.; MORAES, E. C.; SHIMABUKURO, Y. E.; CARDOZO, F. S.; SILVA, F. B. et al. Impactos climáticos das áreas alagadas no Bioma Pantanal. In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010, Cáceres. Anais eletrônicos... 2010
PEREIRA, J. B. da S. e ALMEIDA, J. R. de. Biogeografia e Geomorfologia. In: TEIXEIRA GUERRA, A. J. e CUNHA, S. B. da (orgs.), Geomorfologia e Meio Ambiente, p. 195-239. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 195-247, 1996.
TOMAS, W. M. et al. Sustainability agenda for the Pantanal wetland: perspectives on a collaborative interface for science, policy, and decision-making. Tropical Conservation Science, [S.l.], v. 12, 2019.
OLIVEIRA, I. J.; NASCIMENTO, D. T. F. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 158–172, 2017.