organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2025 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Ciências Sociais Aplicadas / Administração / Administração de Empresas [1011]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Administração; e
Doutorado ou Mestrado na Área de Avaliação / Área Básica: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo / Administração de Empresas.
PROGRAMA
Prova Objetiva:
1. Ambiente externo: oportunidades, ameaças, competição e análise dos concorrentes.
2. Avaliação de pessoas.
3. Canais de marketing.
4. Estratégia corporativa.
5. Fontes de inovação na empresa.

Prova Didática:
1. Tipos de estratégias de negócios.
2. Desenvolvimento de pessoas.
3. Marketing socialmente responsável.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. São Paulo: Cengage, 2018.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.