organizer logo

II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2025 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Ciências Humanas / Geografia / Geografia Humana [940]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Geografia (Bacharelado ou Licenciatura; e
Mestrado ou Doutorado na Área de Avaliação: Geografia; ou
Especialista em Geografia, com certificado ou declaração de conclusão do curso com Histórico Escolar.
PROGRAMA
1. A Ciência Geográfica e sua importância: Principais categorias de análise espacial.
2. A didática no ensino como fundamento pedagógico de ensino e aprendizagem de Geografia
3. Novas metodologias de ensino – gerações atuais e a formação de professores no ensino superior.
4. Teoria e método da geografia no mundo globalizado
5. Conceitos básicos do ensino de geografia na escola.
6. Os desafios da docência no mundo contemporâneo: Considerações sobre o ensino de Geografia
7. A Ciência Geográfica e sua importância: Principais categorias de análise espacial.
8. A relação entre a geografia escolar e a geografia acadêmica: desafios para o ensino de geografia
9. A construção do pensamento geográfico: Principais marcos e contribuições para o ensino.
10. A importância da teoria e do método no ensino de Geografia: abordagens e aplicações
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, R.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. CASTELLAR, S. (org.). Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e contextualizações no cotidiano. 10. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2012. 143 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 8. ed. São Paulo, SP: Ática, 2007. 93 p.
Descartes, René. Discurso do Metodo. São Paulo, Sp: Martins Fontes, 1989. 102 P. (Clássicos). Alves, Gilberto Luiz. Educação e História em Mato Grosso: 1719-1864. 2. Ed. Rev. e Ilustr. Campo Grande, Ms: Ed. Ufms, 1996. 148 P.
Dutra, Luiz Henrique de A. Epistemologia da Aprendizagem. Rio de Janeiro, Rj: Dp&A, 2002. 131 P. (Coleção [O que Você Precisa Saber Sobre...]). Isbn 85-7490-015-x.
MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete. Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba, PR: Ed. UFPR, 2009.
MIRANDA, Ary Carvalho de. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2010. 272 p.
Rego, Nelson; Castrogiovanni, Antonio Carlos; Kaercher, Nestor André (Org.). Geografia: Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre, Rs: Artmed, 2007-2008. 148 P. Isbn 978-85-363-0916-3.
Rosângela; Passini, Elza Yasuko. o Espaço Geográfico: Ensino e Representação. [15. Ed.]. São Paulo, Sp: Contexto, 2008, 2015. 90 P. (Coleção Repensando o Ensino). Isbn 85-85134-47-x.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: ertrand Brasil, 2018. 319 p
Vesentini, José William. o Ensino de Geografia no Século Xxi. 2. Ed. Campinas, Sp: Papirus, 2005. 288 P. (Papirus Educação). Isbn 85-308-0744-8. Almeida,