organizer logo

II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2025 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Coxim
NOME
Linguística, Letras e Artes / Letras [923]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Letras; e

Mestrado ou Doutorado na Área de Avaliação / Área Básica: Linguística e Literatura / Letras; ou Linguística e Literatura / Linguística; ou na Área de Avaliação: Educação; ou
PROGRAMA
1. Conceito, natureza, função da Literatura e Fundamentos teóricos dos Estudos Literários.
2. Confronto entre a Literatura e a Teoria da Literatura
3. Bases epistemológicas e históricas da didática.
4. Didática na formação docente.
5. Diretrizes para Educação das Relações Étnico Raciais, legislação brasileira e o direito de igualdade racial: avanços e perspectivas.
6. Contextualização da evolução histórica e dos direitos humanos na Educação Especial.
7. O ensino e a aprendizagem como elementos de reflexão teórico-prática.
8. Situações de aprendizagem na perspectiva do cotidiano de instituições de ensino no tempo presente.
9. Letramento literário e ensino.
10. Análise de práticas de letramento literário na escola de Ensino Básico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, Prefácio, Introdução, Comentário e Apêndices de Eudoro de Souza, 2A. Ed. Rev., 2011.
SILVA, Victor Manuel de Aguiar E. Teoria da Literatura. 8. Ed. Coimbra, PO: Almedina, 1988.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. 5A Ed. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
COMPAGNON, Antoine. o Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2006. 303 P. (Humanitas (Ed. Ufmg)). ISBN 85-7041-184-7.
AUERBACH, Erich. Mímesis.A Representação da Realidade na Literatura Ocidental. Trad. George Sperber. S. Paulo, Perspectiva, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2019. 288 P. ISBN 9788524916038.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, Reflexões e Aprendizados. Campinas-São Paulo: Papirus, 2003.
GUTIERREZ, José Paulo; URQUIZA, Antonio Hilário Aguilera (Org.). Direitos Humanos e Cidadania: Desenvolvimento pela Educação em Direitos Humanos. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2013. 242 P. ISBN 9788576133773.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; LONGO, Marcelo Pereira; BRUNO, Marilda Moraes Garcia (Org.). Direitos Humanos e Inclusão: Discursos e Práticas Sociais. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2014. 442 P. ISBN 9788576134749.
MINTZ, Sidney Wilfred; PRICE, Richard. o Nascimento da Cultura Afroamericana: Uma Perspectiva Antropológica. Rio de Janeiro, RJ: Pallas: Ucam, Centro de Estudos Afro-brasileiros, 2003. 127 P. ISBN 8534703477.
D'ADESKY, Jacques (Professor). Pluralismo Étnico e Multiculturalismo: Racismos e Anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Pallas, 2001. 246 P. ISBN 8534702438.
Bueno, Jose Geraldo Silveira. Educação Especial Brasileira: Integração/Segregação do Aluno Diferente. Sao Paulo: Educ, 1993.Brasil. Ministério da Educacao. Política Nacional de Educação Especial. Brasilia: MEC, 2008.
BOSSA, Nadia A. Fracasso Escolar: um Olhar PsicopedagÓgico. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MONTOAN, M. T. E (Orgs). Integração de Pessoas com Deficiência. São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 1997.
ALENCAR, Eunice Soriano De. Como Desenvolver o Potencial Criador: um Guia para a Liberação da Criatividade em Sala de Aula. 10A. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
DIAZ, Bordenave, Juan E.; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-aprendizagem. 29. Ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008.
BARTHES, Roland. o Prazer do Texto. São Paulo: Cultrix, 1978.
ABREU, Marcia. Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2001.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os Significados do Letramento: Uma Nova Perspectiva sobre a Prática Social da Escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
LAJOLO, Marisa. Literatura: Leitores e Leitura. São Paulo: Moderna, 2009.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para Quê?. Belo Horizonte, Mg: UFMG, 2012. 73 P. (Babel). ISBN 9788570417534.