organizer logo

II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2025 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Paranaíba
NOME
Ciências Sociais Aplicadas / Administração / Administração de Empresas [922]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Administração (Bacharelado) ou Economia (Bacharelado);

Mestrado ou Doutorado na Área de Avaliação / Área Básica: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo / Administração; ou Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo / Ciências Contábeis, Economia / Economia; ou Engenharias III / Engenharia de Produção; ou

Especialista em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia de Produção.


Graduação em Administração/Bacharelado ou Economia/Bacharelado;
Mestrado ou Doutorado em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia de Produção;
Especialista em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia de Produção.
PROGRAMA
1. Novas formas de administração e tecnologias de gestão organizacional;
2. Aplicações das Teorias Sociológicas na Administração: Cultura organizacional e comportamento organizacional;
3. Conceitos Gerais da Função Produção;
4. Gestão da inovação: ciência, tecnologia e inovação;
5. Introdução à Contabilidade de Custos;
6. Pesquisa de Marketing e previsão de demanda;
7. Modelos formais de planejamento estratégico: diretrizes organizacionais, análise do ambiente externo e interno, objetivos estratégicos, escolhas estratégicas, implementação de estratégias, indicadores de controle e de desempenho;
8. Análise das Demonstrações Financeiras;
9. Estudo dos conceitos básicos e sobre o funcionamento do mercado de capitais;
10. Introdução à Economia;
11. Oferta, Demanda e Equilíbrio de Mercado.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARAÚJO, Luis César Gonçalves de. Teoria geral da administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. 2. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522491278.
CERTO, Samuel C. et al. (). Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2014. 321 p. ISBN 9788576058120.
FERREIRA, José Roberto Martins. Sociedade e empresa sociologia aplicada à administração. São Paulo Saraiva 2016 1 recurso online ISBN 978-85-472-0106-7.
GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de administração financeira. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788543006741.
GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO JÚNIOR, Rudinei. Economia brasileira contemporânea. 8ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2012. 600 p. ISBN 9788576051237.
KRAJEWSKI, Lee J.; RITZMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. 8. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2014. 615 p. ISBN 9788576051725.
MARION, José Carlos. Contabilidade básica atualizada conforme os pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e as Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TG 1000 e ITG 1000. 11. São Paulo Atlas 2015. Recurso online ISBN 9788522498871.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de administração: introdução à teoria geral e aos processos da administração. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2751-7.
PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais. 9. Ed. São Paulo, Sp: Gen, 2019. 597 P. Isbn 9788597021431.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custos. 5. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547228392.
SCHERER, Felipe Ost. Gestão da inovação na prática. 2. Rio de Janeiro Atlas 2016. Recurso online ISBN 9788597007121.