organizer logo

II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2025 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
Linguística, Letras e Artes / Linguística / Teoria e Análise Linguística [920]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação: Licenciatura em Letras

Mestrado ou Doutorado em Linguística e Literatura (CAPES): “Letras” ou “Linguística” ou “Linguística da Língua Portuguesa” ou “Linguística e Semiótica” ou “Estudos de Linguagens” ou “Estudos da Linguagem” ou “Letras e Linguística” ou “Linguística Aplicada” ou “Linguística e Língua Portuguesa” ou “Estudos Linguísticos” ou “Linguística e Ensino” ou “Língua Portuguesa” ou “Letras Clássicas” ou “Letras Vernáculas” ou “Letras Neolatinas” ou “Letras: Ensino de língua e literatura” ou “Letras: Estudos da linguagem” ou “Ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas” ou “Linguística e Literatura”; ou Interdisciplinar (CAPES): “Estudos Fronteiriços”; ou Educação (CAPES): “Educação”.

ou Especialização em: "Linguística" ou "Linguística Aplicada" ou "Língua Portuguesa.
PROGRAMA
PROVA OBJETIVA

1. A concepção saussuriana de signo linguístico.
2. As dicotomias saussurianas.
3. As correntes da linguística moderna: estruturalismo, gerativismo, funcionalismo, sociolinguística e pragmática.
4. Análise linguística de aspectos fonético-fonológicos da língua portuguesa.
5. Análise linguística de aspectos morfossintáticos da língua portuguesa.
6. Análise linguística de aspectos sintáticos da língua portuguesa.
7. Análise linguística de aspectos semânticos da língua portuguesa.
8. Análise linguística e gêneros textuais.
9. Fundamentos da teoria da variação e da mudança linguística.
10. Ensino de língua portuguesa e variação linguística.

PROVA DIDÁTICA

1. Da linguística saussuriana às correntes modernas.
2. Aspectos teórico-metodológicos da Sociolinguística.
3. A contribuição da linguística para o ensino de línguas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZEREDO, José Carlos De. Iniciação a sintaxe do português. 8. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. 172 P. BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do brasil. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2008. 93 P. BASÍLIO, Margarida. Morfologia. In.: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística II: princípios de análise. 5. Ed. São Paulo: Contexto, 2010. 268 P. BENTES, Ana Christina. Linguística Textual. In: MUSSALIM, Fernanda e BENTES, Anna Christina (Orgs). Introdução à Linguística – domínios e fronteiras. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2003. BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.) et. al. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014, 256 P. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. 6. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 110 P. CALVET, Louis Jean. Sociolinguística: Uma introdução crítica. 3. Ed. São Paulo, Sp: Parábola, 2007. 173 P. CANÇADO, Márcia. Manual de semântica - noções básicas e exercícios. Editora Contexto, 2012. 194 P. FERRAREZI JUNIOR, Celso. Semântica na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, 256P. FIORIN, José Luiz (Org). Introdução à linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. FIORIN, José Luiz. Linguística? Que é Isso? Editora Contexto, 2013. 212 P. GOMES, Ana Quadros; SANCHEZ-MENDES, Luciana. Para conhecer semântica. Editora Contexto, 2018. 210 P. KOCH, Ingedore Villaça; FÁVERO, Leonor Lopes. Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2005. LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno; Marta Maria Pereira Scherre. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. A linguística de texto: o que é, como se faz. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. MARTELOTTA, Mário E. (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008. MASIP, Vicente. Fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2019. 210 P. MOLLICA, Maria Cecília; Braga, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2007. 200 P. OTHERO, Gabriel de Ávila; KENEDY, Eduardo. Para Conhecer Sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018. 194 P. ROBERTO, Mikaela. Fonética, fonologia e ensino: um guia introdutório. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, 176 P.SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 7. Ed. São Paulo: Cultrix, 1975. 279 P. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Tradução: Marcos Bagno; Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola Editorial, 2021. 392 P. SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza E; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2018. 112 P. SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza E; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1986. 160 P. SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Editora Contexto, 2017. 580 P. TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 7 Ed. São Paulo: Ática, 2006.