organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2025 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Coxim
NOME
Linguística, Letras e Artes / Letras [872]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Letras (Licenciatura); e
Mestrado ou Doutorado na Área de Avaliação / Área Básica: Letras/Linguística / Letras; ou Linguística e Literatura / Letras; ou Educação / Educação; ou
Especialização em Letras.
PROGRAMA
1) Conceito, natureza, função da Literatura e Fundamentos teóricos dos Estudos Literários.
2) Confronto entre a Literatura e a Teoria da Literatura
3) Bases epistemológicas e históricas da didática.
4) Didática na formação docente.
5) Diretrizes para Educação das Relações Étnico-Raciais, legislação brasileira e o direito de igualdade racial: avanços e perspectivas.
6) Contextualização da evolução histórica e dos direitos humanos na Educação Especial.
7) O ensino e a aprendizagem como elementos de reflexão teórico-prática.
8) Situações de aprendizagem na perspectiva do cotidiano de instituições de ensino no tempo presente.
9) Letramento literário e ensino.
10) Análise de práticas de letramento literário na escola de Ensino Básico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Aristóteles. Poética. Tradução, Prefácio, Introdução, Comentário e Apêndices de Eudoro de Souza, 2A. Ed. Rev., 2011.
Silva, Victor Manuel de Aguiar E. Teoria da Literatura. 8. Ed. Coimbra, Po: Almedina, 1988.
Eagleton, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. 5A Ed. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
Compagnon, Antoine. o Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum. Belo Horizonte, Mg: Ufmg, 2006. 303 P. (Humanitas (Ed. Ufmg)). Isbn 85-7041-184-7.
Auerbach, Erich. Mímesis. a Representação da Realidade na Literatura Ocidental. Trad. George Sperber. S. Paulo, Perspectiva, 2004.
Libâneo, José Carlos. Didática. 2. Ed. São Paulo, Sp: Cortez, 2019. 288 P. Isbn 9788524916038.
Fonseca, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, Reflexões e Aprendizados. Campinas-são Paulo: Papirus, 2003.
Gutierrez, José Paulo; Urquiza, Antonio Hilário Aguilera (Org.). Direitos Humanos e Cidadania: Desenvolvimento pela Educação em Direitos Humanos. Campo Grande, Ms: Ed. Ufms, 2013. 242 P. Isbn 9788576133773.
Nozu, Washington Cesar Shoiti; Longo, Marcelo Pereira; Bruno, Marilda Moraes Garcia (Org.). Direitos Humanos e Inclusão: Discursos e Práticas Sociais. Campo Grande, Ms: Ed. Ufms, 2014. 442 P. Isbn 9788576134749.
Mintz, Sidney Wilfred; Price, Richard. o Nascimento da Cultura Afro-americana: Uma Perspectiva Antropológica. Rio de Janeiro, Rj: Pallas: Ucam, Centro de Estudos Afro-brasileiros, 2003. 127 P. Isbn 8534703477.
D'adesky, Jacques (Professor). Pluralismo Étnico e Multiculturalismo: Racismos e Anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro, Rj: Pallas, 2001. 246 P. Isbn 8534702438.
Bueno, Jose Geraldo Silveira. Educação Especial Brasileira: Integração/Segregação do Aluno Diferente. Sao Paulo: Educ, 1993.Brasil. Ministerio da Educacao. Política Nacional de Educação Especial. Brasilia: Mec, 2008.
Bossa, Nadia A. Fracasso Escolar: um Olhar Psicopedagogico. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Montoam, M. T. E. (Orgs). Integração de Pessoas com Deficiência. Sao Paulo: Memnon Edições Científicas Itda, 1997.
Alencar, Eunice Soriano De. Como Desenvolver o Potencial Criador: um Guia para a Liberação da Criatividade em Sala de Aula. 10A. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
Diaz Bordenave, Juan E.; Pereira, Adair Martins. Estratégias de Ensino-aprendizagem. 29. Ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008.
Discursivo Escolar. São Paulo: Editora da Unesp, 2006.
Barthes, Roland. o Prazer do Texto. São Paulo: Cultrix, 1978.
Abreu, Marcia. Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
Ribeiro, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2001.
Kleiman, A. B. (Org.). Os Significados do Letramento: Uma Nova Perspectiva sobre a Prática Social da Escrita. Campinas, Sp: Mercado de Letras, 2012.
Lajolo, Marisa. Literatura: Leitores e Leitura. São Paulo: Moderna, 2009.
Compagnon, Antoine. Literatura para Quê?. Belo Horizonte, Mg: Ufmg, 2012. 73 P. (Babel). Isbn 9788570417534.