ASSIS, S. Reinventando o Esporte: Possibilidades da Prática Pedagógica. Campinas, Sp: Autores Associados, 2005
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo, SP: Duas Cidades,2014.
BROUGÈRE, G..; FRANÇA, G. W. Brinquedo e cultura. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
CORTELA, C. C. FUENTES, J.; ABURACHID, L. M. C.; KIST, C.; CORTELA, D. N. R. Iniciação esportiva ao tênis de campo: um retrato do programa play and stay à luz da pedagogia do esporte. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, 10 (2), 214-234, 2012.
COSTA, L. C. A.; NASCIMENTO, J. V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. R. da Educação Física/UEM Maringá, 15 (2), 49-56, 2004.
DAIUTO, M. Basquetebol: Arbitragem, Regras Oficiais Comentadas. São Paulo, SP: Companhia Brasil Editora, 1995.
DAOLIO, J. Cultura: Educação Física e Futebol. 3. Ed. Rev. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2010.
DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos: modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 10(4), 99-104, 2002.
FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.
GALATTI, L. et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista de Educação Física/UEM, 25(1), 153-162, 2014.
GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal: Metodologia da Iniciação Esportiva na Escola e no Clube. Belo Horizonte: Editora UFMG, Escola de Educação Física, 2001
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. Ed. São Paulo, Sp: Perspectiva, 2008. 243 P.
KISHIMOTO, T. M. Jogo e a educação infantil. São Paulo, Sp: Pioneira, 2015.
LEONARDO, L.; SCAGLIA, A.; REVERDITO, R. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, 15(2), 236-246, 2009.
PAES, R. R.; BALBINO, H. F. (Org.). Pedagogia do Esporte: Contextos e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
RAMOS, V.; SAAD, M. A.; MILISTETD, M. (Org.). Jogos Desportivos Coletivos: Investigação e Prática Pedagógica. Florianópolis, SC: UDESC, 2013.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola. Porto Alegre: Penso, 2015.
SADI, R. S. Pedagogia do Esporte: explorando os caminhos da formação permanente e da intervenção criativa em crianças e jovens esportistas. São Paulo, SP: Ícone, 2016.
SANTOS, S. L. C. Jogos de oposição: ensino das lutas na escola. São Paulo, SP: Phorte, 2012.
SILVA, J. V. P.; SOUZA, L. C. L.; CALADO, K. T. O. L.; SILVA, C. B.; REVERDITO, R. S. Família dos jogos esportivos com raquetes: metodologia e procedimentos pedagógicos. R. bras. Ci. e Mov, 25 (4), 117-127, 2017.
SIMÕES, A. C. Handebol defensivo: concertos técnicos e táticos. São Paulo, SP: Phorte, 2002.
STOCKER, P. et al. Basquetebol: sua Pratica na Escola e no Lazer. Rio de Janeiro, RJ: ao Livro Técnico, 1988.