organizer logo

II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2024 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Faculdade de Ciências Humanas
NOME
Ciências Humanas / Psicologia / Psicologia do Ensino e da Aprendizagem [828]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Psicologia e Doutorado em uma das seguintes áreas: Psicologia, Educação, Psicologia da Educação, Psicologia Educacional, Psicologia Escolar, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.

ou

Graduação em Psicologia e Mestrado em uma das seguintes áreas: Psicologia, Educação, Psicologia da Educação, Psicologia Educacional, Psicologia Escolar, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.
PROGRAMA
1. As relações entre Psicologia e Educação;

2. Bases epistemológicas das teorias Psicológicas behaviorista, humanista, psicanalítica e histórico-cultural e suas respectivas contribuições para a educação;

3. Conhecimento psicológico e prática educativa;

4. Relação Psicologia e Educação e seu papel na formação docente;

5. Processos de aprendizagem e desenvolvimento;

6. Fatores interpessoais e intrapessoais do processo de ensino aprendizagem;

7. A atuação do psicólogo na perspectiva da Lei 13.935/2019.

8. A Psicologia da Educação nas salas de aula pós pandemia: desafios e reflexões.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARRARA, K. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARTÍNEZ, A. M.; TACCA, M. C. V. R. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas, SP: Alínea, 2011.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. L. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

PLACCO, V. M. N. S. Psicologia & educação: revendo contribuições. São Paulo: Educ, 2000.