BIBLIOGRAFIA PARA AS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA:
DALBOSCO, Cláudio; CASAGRANDA, Edison; MÜHL, Eldon. Filosofia e Pedagogia: aspectos históricos e temáticos. Campinas: Autores Associados, 2008.
MATTAR, João. Introdução à filosofia. São Paulo: Pearson, 2010. ISBN 9788576056973. Parte 2.
NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 25, p. 1-19, 2023.
PENNA, Maura. Ensino de arte: um momento de transição. Pro-posições, v. 10, n.3, p. 57-66, 2016.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. 2. Porto Alegre: Penso, 2012. ISBN 9788563899767. Capítulo 2.
PORTO, Humberta. arte e educação. São Paulo: Pearson, 2014. ISBN 9788543009711. Capítulos 1 e 4.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2021. ISBN 9786588717431. Capítulo 1; 3.
SCHROEDER, Silvia Cordeiro Nassif. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: Teoria & Prática, v. 30, n. 58, p.77-85, 2012.
ZAGONEL, Bernadete; ONUKI, Gisele Miyoko; DÓRIA, Lilian Fleury; DIAZ, Marilia de Oliveira Garcia (org). Metodologia do ensino de Arte. Curitiba: Intersaberes, 2013. ISBN 9788582121207. Capítulo 4.