organizer logo

II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2024 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Paranaíba
NOME
Multidisciplinar / Ensino / Ensino de Ciências e Matemática [824]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação: Matemática/Licenciatura

Doutorado em: Área de Avaliação: Educação ou Área de Avaliação: Ensino ou Área de Avaliação: Matemática/Probabilidade e Estatística ou Área de Avaliação: Interdisciplinar ou Área de Avaliação: Engenharias III ou Área de Avaliação: Engenharias IV
PROGRAMA
O ensino de Matemática a partir da metodologia de Resolução de Problemas.
A Modelagem Matemática no ensino de Matemática
O uso da História da Matemática nas aulas de Matemática
O uso de Investigações Matemáticas em sala de aula.
A utilização do Laboratório de Matemática na Educação Básica
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani; Borba, Marcelo de Carvalho (Org.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Biembengut, Maria Salett; Hein, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2009.
D'ambrosio, Ubiratan. Educação Matemática: da Teoria a Prática. 12. Ed. Campinas: Papirus, 2005.
Lorenzato, Sérgio. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
Malheiros, Ana Paula dos Santos; Meyer, João Frederico da Costa de Azevedo; Caldeira, Ademir Donizeti. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica 2011.
Miguel, Antonio; Miorim, Maria Ângela. História na Educação Matemática: Propostas e Desafios. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Onuchic, Lourdes de La Rosa; Allevato, Norma Suely Gomes; Noguti, ; Fabiane Cristina Höpner; Justulin, Andresa Maria. Resolução de Problemas: Teoria e Prática.2. Ed. Jundiaí: Paco editorial, 2021.
Ponte, João Pedro da. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.