1. ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5a edição, Campinas, SP, Pontes Editores, 2008.
2. ____________. Linguística Aplicada – Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores e Arte Língua, 2a edição, 2007.
3. GARGALLO, Isabel Santos. Lingüística aplicada a la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros, 1999.
4. MATTE BON, F. Gramática Comunicativa del Español (vols. 1 y 2). Madrid: Edelsa, 1995.
5. MORENO, Concha; FERNÁNDEZ, M. Eres Gretel. Gramática Contrastiva del Español para Brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
6. SÁNCHEZ LOBATO, J.; SANTOS GARGALLO, I. (dir.). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua
extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.
7. ROJO, Roxane (org.). A prática da linguagem em sala de aula. São Paulo/Campinas: EDUC/Mercado de Letras, 2000.
8. _______________ Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Pará-bola, 2013.
9. ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo (Coord.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2012.
10. MONTE MÓR, V. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras (UFU. Impresso), v.
26, p. 469-478, 2010.
11. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Nueva Gramática de la lengua española. 1a Ed. Buenos Aires: Espasa, 2010.
12. TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F.. Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.