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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2024 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
VAGA [800]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Pedagogia; e
Doutorado em: Área de Avaliação / Área Básica: Educação / Educação.
PROGRAMA
Ciências Humanas / Educação / Tópicos Específicos de Educação
1. Especificidades da organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil
2. A criança, a educação e o brincar
3. Estágio na Educação Infantil
4. Aspectos históricos e filosóficos da Educação Infantil
5. Infância, diversidade e inclusão escolar
6. Especificidades da metodologia do ensino na Educação Infantil
7. Legislação Educacional e relações entre Plano Nacional da Educação, Financiamento e Avaliação da Educação
8. Políticas de formação docente no Brasil
9. Legislação e Políticas de educação especial na perspectiva inclusiva
10. Legislação e Políticas Educacionais para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANGOTTI, M. (org.) Educação Infantil: para que, para quem e por que? Campinas: Alínea, 2006.
ARCE, A.; MARTINS, L. M. (orgs) Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.
CIA, F.; BORGES, L. Educação especial na educação infantil. São Carlos:
EDESP-UFSCar, 2023. Disponível em: ee-na-educacao-infantil.pdf (ufscar.br)
COSTA, A. G.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Avaliação em larga escala no Brasil:: entre a coordenação federativa e o ethos do Estado-avaliador. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 57, n. 51, 2019. DOI: 10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15806
CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação e sociedade, Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002.
CURY, C. R. J.. Financiamento da Educação Brasileira: do subsídio literário ao FUNDEB. Educação & Realidade, v. 43, n. 4, p. 1217–1252, out. 2018.
DOURADO, L. F. A institucionalização do sistema nacional de educação e o plano nacional de educação: proposições e disputas. Educação e sociedade, Campinas, v. 39, nº. 143, p.477-498, abr.-jun., 2018.
HORN, M. G. Brincar e Interagir nos Espaços da Escola Infantil. Porto Alegre: Penso, 2017
KRAMER, S.; NUNES, M. F.; CARVALHO, M. C. (org.) Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013
LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159 p.38-62 jan./mar. 2016.
NOZU, W. C. S.; SIEMS, M. E. R.; KASSAR, M.C. M. Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar. Curitiba: Íthala, 2021. Disponível em: E-BOOK
LIVRE ACESSO: Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar - Editora Íthala (ithala.com.br)
OSTETTO, L. E. Registros na Educação Infantil: Pesquisa e Prática Pedagógica. Papirus Editora, 2018.
SAVIANI, D. Educação Brasileira: estrutura e sistema. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 3 ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.