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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2024 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
VAGA [797]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Educação Física; ou Ciências do Esporte; ou Ciência da Atividade Física.
Doutorado em Área de Avaliação: Educação Física; ou Educação; ou Sociologia.
PROGRAMA
Ciências da Saúde / Educação Física
1. Metodologia do Ensino das Danças na escola
2. Lazer, Educação Física e escola
3. Planejamento e Avaliação para a Educação Física no Ensino - Fundamental - Anos Finais
4. Conhecimento e especificidade do Trabalho Acadêmico em educação física
5. Planejamento e Organização de Eventos na Educação Física
6. Métodos de ensino das práticas corporais de aventura na educação física escolar
7. Práticas corporais de aventura na educação física escolar: riscos e segurança
8. O estágio curricular supervisionado em Educação Física escolar
9. Fundamentos e métodos de ensino dos esportes coletivos na educação física.
10. Fundamentos e métodos de ensino dos esportes individuais na educação física.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Informação e Documentação: Trabalhos Acadêmicos — Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Nbr 10520: Informação e Documentação: Citações em Documentos –Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Nbr 6023: Informação e Documentação: Referências-elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.
Costa, V. M.; Ferreira, N. T. Esportes de Aventura e Risco na Montanha: um Mergulho no Imaginário. São Paulo: Manole, 2000.
DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Dumazedier, Joffre. Lazer e Cultura Popular. 3. Ed. São Paulo, Sp: Perspectiva, 2008. 333 P. (Debates (Perspectiva), 82). Isbn 978-85-273-0219-7.
Elias, Norbert; Dunning, Eric. a Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992. 420P. Lafargue, Paul. O Direito à Preguiça. São Paulo, Sp: Claridade, 2003. 93 P. Isbn 85-88386-08-9.
Freire, J. B. Scaglia, A. J. Educação Como Prática Corporal. São Paulo: Scipione, 2003. Vasconcellos, José De. Legislação Fundamental: Ensino de 1º e 2º Graus. 2. Ed. São Paulo, Sp: Lisa, 1972. 348 P.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 39. Ed. São Paulo, Sp: Paz e Terra, 2009. 148 P. (Leitura). Isbn 9788577530151.
GALATTI, L. et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a Prática, v. 20, p. 639–654, 1 out. 2017.
Kunz, Elenor. Didática da Educação Física, 2. 3. Ed. Ijuí, Rs: Ed. Unijuí, 2005-2009. 160 P. (Educação Física). Isbn 978-85-7429-053-x.
Marques, Isabel A. Dançando na Escola. 5. Ed. São Paulo, Sp: Cortez, 2010. 206 P. Isbn 978-85-249-0915-3.
Peixoto, M. I. H. Arte e Grande Público. Campinas: Autores Associados, 2003.
Poit, Davi Rodrigues. Organização de Eventos Esportivos. Ed. Phorte, 2013.
Portela, Andrey. Os esportes de aventura na Educação Física Escolar: formação e atuação dos professores. Curitiba: CRV, 2020.
Saraiva, M. do C. e Fiamoncini, L. Dança na Escola: a Criação e a Co-educação em Pauta. In: Kunz, E. (Org). Didática da Educação Física 1.4 Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 20. Ed. Rev.e Ampl. São Paulo, Sp: Cortez, 1996. 272 P. Isbn 8524900504.
Siqueira, Marco Antonio. Marketing Esportivo. São Paulo Saraiva 2014 Recurso Online Isbn 9788502223837.
Stigger, Marco Paulo. Esporte, Lazer e Estilos de Vida: um Estudo Etnográfico. Campinas, Sp: Autores Associados, 2002.
Zanella, Luiz Carlos. Manual de Organização de Eventos: Planejamento e Operacionalização. 3. Ed. São Paulo, Sp: Atlas, 2006. 360 P. Isbn 852244272X.