organizer logo

CONCURSO PÚBLICO UFMS 2024 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
VAGA [799]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Pedagogia; e
Doutorado em: Área de Avaliação / Área Básica: Educação / Educação
PROGRAMA
Ciências Humanas / Educação / Ensino-aprendizagem
1. A importância da pesquisa científica para a formação do professor
2. Metodologias da pesquisa científica em Educação
3. A organização do trabalho pedagógico na perspectiva inclusiva: Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)
4. Especificidades da metodologia do ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
5. Especificidades da metodologia do ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
6. Especificidades da metodologia do ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
7. Metodologias de ensino voltadas à inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial
8. O Estágio na Formação de professores: unidade teórico - prática
9. Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
10. Tipos, características e diretrizes para elaboração do Trabalho Acadêmico
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, M. E. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 11. ed. Campinas: Papipus, 2010.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
ELIAS, V. M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa - oralidade, escrita e leitura. Editora Contexto, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, Eva Maria de. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MUNHOZ, Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino de Matemática. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2013.
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro.; ANTOSZCZYSZEN, Samuel; MATA, Simara Pereira;
SORIANO, Karen Regiane (Orgs.). Educação Especial: Desenvolvimento Infantil e Processos educativos. Curitiba, PR: CRV, 2015.
PIMENTA, S. Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11.São Paulo: Cortez, 2018.
SEBASTIÁN-HEREDERO, E. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista brasileira de educação especial, v. 26, n. 4, out./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155