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PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2024 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Naviraí
NOME
Ciências Humanas / Educação [781]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduado em Ciências Sociais ou Pedagogia; e
Doutor em: Área de Avaliação: Educação ou Sociologia; ou
Mestre em: Área de Avaliação: Educação ou Sociologia; ou
Certificado de especialista em Educação ou Ensino de Sociologia ou Educação Especial ou Educação Inclusiva ou Metodologias Ativas na Educação ou Metodologia do Ensino da Neuropsicopedagogia com declaração de conclusão do curso com Histórico Escolar.
PROGRAMA
Programa para Prova Escrita:

1 - Currículo e Abordagens Pedagógicas na Educação Especial;
2 - História da Educação e do Ensino de Sociologia no Brasil; e
3 - Práticas Integradoras para Formação Docente.

Temas para Prova Didática:

1 - Legislação da Educação Especial do Brasil;
2 - A História da Educação e do Ensino de Sociologia no Brasil; e
3 - O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, v. 33, n. 3, 19 dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075/5719. Acesso em: 28 jun. 2023.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2019.
BENTO, António; MENDES, Guida. Didática e formação de docentes: saberes necessários à prática. In: GOUVEIA, Fernanda; PEREIRA, Gorete. (org.).
Didática e Matética. Funchal: Cieuma - Centro de Investigação em Educação, 2016. Disponível em: https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/2001/1/Did%c3%a1tica%20e%20mat%c3%a9tica.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013
BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica/Secretaria de educação Especial/MEC: SEESP, 2001.
GATTI, Bernardete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. Estratégias Educacionais Diferenciadas: para alunos com necessidades especiais. Rio de
Janeiro:Eduerj, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Prática educativa, pedagogia e didática. In: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2017. p. 13-31.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 469-496.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4.ed. Campinas, Autores Associados Bvu, 2021.
STEPHANOU, Maria. SILVA, I. F. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Revista Cronos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1844. Acesso em: 7 dez. 2023.