organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2024 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Linguística, Letras e Artes / Letras / Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Espanhola) [777]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola; e

Para candidatos com:

Doutorado:
- título de doutor ou ata de defesa do doutorado em Educação/Educação; ou em Interdisciplinar/Sociais e Humanidades; ou em Linguística e Literatura/Letras ou Linguística ou Linguística Aplicada ou Língua Portuguesa

Mestrado:
- título de mestre ou ata de defesa do mestrado em Educação/Educação; ou em Interdisciplinar/Sociais e Humanidades; ou em Linguística e Literatura/Letras ou Linguística ou Linguística Aplicada ou Língua Portuguesa

Especialização:
- certificado de especialista em ou declaração de conclusão do curso (com Histórico Escolar) em Estudos de Linguagem, Letras, Linguística, Linguística Aplicada, Educação, Educação Inclusiva, Metodologias Ativas na Educação, Metodologia do Ensino da Neuropsicopedagogia, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Espanhola, Ensino de Língua Espanhola, Ensino de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
PROGRAMA
Programa para Prova Escrita:

1. Estrategias de lectura focalizando la enseñanza de la lengua española;
2. El tratamiento de las dificultades de los lusohablantes aprendices de español como lengua extranjera;
3. La enseñanza de la producción textual en las clases de español como Lengua Extranjera;
4. Aspectos contrastivos del portugués y del español en los tiempos verbales;
5. El uso de los pronombres complemento en la lengua española.


Temas para Prova Didática:

1. El tratamiento de las dificultades de los lusohablantes aprendices de español como lengua extranjera;
2. Aspectos contrastivos del portugués y del español en los tiempos verbales;
3. El uso de los pronombres complemento en la lengua española.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5a edição, Campinas, SP, Pontes Editores, 2008.
2. ____________. Linguística Aplicada – Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores e Arte Língua, 2a edição, 2007.
3. GARGALLO, Isabel Santos. Lingüística aplicada a la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros, 1999.
4. MATTE BON, F. Gramática Comunicativa del Español (vols. 1 y 2). Madrid: Edelsa, 1995.
5. MORENO, Concha; FERNÁNDEZ, M. Eres Gretel. Gramática Contrastiva del Español para Brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
6. SÁNCHEZ LOBATO, J.; SANTOS GARGALLO, I. (dir.). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.
7. ROJO, Roxane (org.). A prática da linguagem em sala de aula. São Paulo/Campinas: EDUC/Mercado de Letras, 2000.
8. _______________ Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Pará-bola, 2013.
9. ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo (Coord.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2012.
10. MONTE MÓR, V. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras (UFU. Impresso), v. 26, p. 469-478, 2010.

11. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Nueva Gramática de la lengua española. 1a Ed. Buenos Aires: Espasa, 2010.

12. TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F.. Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.