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II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2023 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Paranaíba
NOME
Psicologia/Psicanálise, Psicopatologia e Diversidade Humana [763]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Titulação de Doutorado:
Graduação em Psicologia e título de doutor em Psicologia.
- Titulação de Mestrado:
Graduação em Psicologia e título de mestre em Psicologia.
- Titulação de Especialista:
Graduação em Psicologia e título de especialização em Psicologia
PROGRAMA
Programa para a Prova Escrita:

1. Inconsciente: descritivo, sistemático, dinâmico.

2. Teoria da Sexualidade Infantil.

3. Introdução ao pensamento de Lacan e Klein.

4. Etapas do Psicodiagnóstico.

5. Funções Psíquicas e suas alterações.

6. Ideologia e diversidade: eugenia na ciência, nas políticas públicas sociais, na educação e saúde.

7. Preconceito e discriminação no contexto escolar, institucional e social.

8.Visão integrada dos processos psicológicos básicos nas diferentes abordagens da Psicologia.



Programa para a Prova Didática:

1. Teoria da Sexualidade Infantil.

2. Definição conceitual, epidemiologia e diagnóstico dos transtornos mentais, conforme a taxonomia do DSM-5TR.

3. Ideologia e diversidade: eugenia na ciência, nas políticas públicas sociais, na educação e saúde.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-5TR 5.ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2023.

BARLOW, D. H.; DURAND, V. M. Psicopatologia: Uma abordagem integrada. 8.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2021.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicologia e Diversidade Sexual: Desafios para Uma Sociedade de Direitos. Brasília, Df: CFP, 2011.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Relações Raciais: Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas/Os. Brasília: CFP, 2017.

CUNHA, J. C. Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3ª ed. Porto Alegre : Artmed, 2019.

DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2008.

EIZIRIK C. L.; AGUIAR R. W.; SCHESTATSKY, S. S. (Org.) Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: Artes Médicas. 2005.

FENICHEL, O. Teoria psicanalítica das neuroses: fundamentos e bases da doutrina psicanalítica. São Paulo: Atheneu, 2005.

FREUD, S. Obras completas: Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

GLEITMAN, H.; JAMES, G.; REISBERG, D. Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2009. GOFFMAN, E.. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. 4. Ed. Rio de Janeiro, Rj: Ltc, 2015.

GOULD, S. J. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

JERUSALINSKY, A. Psicanálise e desenvolvimento infantil. São Paulo: Artes e ofícios, 2003.

KLEIN, M. A psicanálise da criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1975.

MENINGER, K. A.; HOLZMAN, P. S. Teoria da técnica psicanalítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

MYERS, Davis G. Psicologia. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2015

NASIO, J. D. Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

SAWAIA, B. As Artimanhas da Exclusão. Editora Vozes, 2014.

SEGAL, H. Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago, 1975.