ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
ARTIGUE, M. Ferramenta informática: ensino de matemática e formação de professores. Em aberto. Brasília, v. 14, n. 62, p.9-22, abr./jun., 1994.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. de Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2 ed. Campo Grande: UFMS, 2005.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. 2 ed., Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005. (Coleção Tendências em Educação)
CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da matemática. 2 ed. São Paulo: Editora Cortez, 1994
CONTRERÁS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FERNANDES, M. L.; Silveira, I. F. Informática na formação inicial de professores: um estudo das Licenciaturas em Matemática do Estado de São Paulo. 2010.
FIORENTINI, D. (Org). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
HAYDT, CR. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.
LORENZATO, S. (Org.) O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006
LORENZATO, S. Para Aprender Matemática. Campinas, São Paulo, 2008.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma nova introdução. São Paulo: Educ, 2008.
MEYER, J. F. da C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. dos S. Modelagem em Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019.
ONUCHIC, L. de R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (orgs.) Resolução de Problemas: Teoria E Prática. 2 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2021.
PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, S. G.; Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
VALENTE, W. R. (Org.) Avaliação em matemática: história e perspectivas atuais. Campinas, SP: Papirus, 2007