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PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2023 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Nova Andradina
NOME
História [688]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em História, Especialista em História e/ou Educação, Mestrado em História e/ou Educação e Doutorado em História e/ou Educação.
PROGRAMA
Educação das relações étnico-raciais.
História das mulheres e das relações de gênero.
História e educação especial na perspectiva inclusiva.
História e tecnologias educacionais.
Teoria e apologia da História.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BLOCH, Marc. Apologia da História Ou o ofício do Historiador. 1º ed. São Paulo: Zahar, 2002.
CASTRO, Cleussi de Fátima Schneider. Currículo e didática na educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2021.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal n. 10.639/03. Brasília: MEC: SECAD, 2005. p. 39 - 62.
GONÇALVES, Patricia. Atendimento educacional especializado. Curitiba: InterSaberes, 2021.
FERREIRA, Armindo Ribeiro. Comunicação e aprendizagem: mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo: Érica, 2014
KLEINA, Claudio. Tecnologia assistiva em educação especial e educação inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2012.
PERROT, Michele. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012.
SANTOS, M. A. L. dos, SANTOS, L. dos, & SANTOS, J. S. C. dos. Ensino de História para a (re)educação das relações raciais: processo de significação e produção de sentidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). História & Ensino, 27(1), 123–149. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p123. Acesso em: 29 de jun. de 2023.
SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. In: Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, 1990. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 29 de jun. de 2023.