organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2023 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Ciências Sociais Aplicadas / Administração / Administração de Empresas [686]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1 – Para candidatos com título de Doutor:
- graduação em Administração; e
- doutorado na área de Administração ou áreas afins.

2 – Para candidatos com título de Mestre:
- graduação em Administração; e
- mestrado na área de Administração ou áreas afins.

3 – Para candidatos com título de Especialista:
- graduação em Administração; e
- especialização Lato-Sensu na área de Administração ou áreas afins.
PROGRAMA
Prova objetiva:
1. Ambiente externo: oportunidades, ameaças, competição e análise dos concorrentes.
2. Avaliação de pessoas
3. Canais de marketing.
4. Estratégia corporativa.
5. Fontes de inovação na empresa.

Prova didática:
1. Tipos de estratégias de negócios.
2. Desenvolvimento de pessoas.
3. Marketing socialmente responsável.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DUTRA, Joel Souza. 2. ed. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2016.
HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. São Paulo: Cengage, 2018.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão de conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.