organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2023 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
História da Educação, Pesquisa em Educação, Didática [683]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Pedagogia e Doutorado em Educação;
Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação;
Graduação em Pedagogia e Especialista na área da Educação;
PROGRAMA
Conteúdo Programático para a prova objetiva

1. A educação na Antiguidade Clássica;
2. A Escola Nova no Brasil;
3. Didática e formação docente para a Educação Básica;
4. Educação escolar, Pedagogia e Didática;
5. Pesquisa científica
6. A pesquisa em educação: pressupostos teóricos e metodológicos;

Temas para a prova Didática

1. A trajetória histórica da Educação Básica no Brasil
2. Didática na Educação Básica
3. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, v. 33, n. 3, 19 dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/ article/view/8075/5719. Acesso em: 28 jun. 2023.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2019.
BENTO, António; MENDES, Guida. Didática e formação de docentes: saberes necessários à prática. In: GOUVEIA, Fernanda; PEREIRA, Gorete. (org.). Didática e Matética. Funchal: Cie-uma - Centro de Investigação em Educação, 2016. Disponível em: https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/2001/1/Did%c3%a1tica%20e%20mat%c3%a9tica.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2009.
GATTI, Bernardete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Prática educativa, pedagogia e didática. In: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2017. p. 13-31.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 469-496.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos Nossos Dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4.ed. Campinas, Autores Associados Bvu, 2021.
STEPHANOU, Maria. BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, v. III: século XX. Petrópolis: Vozes, 2005.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Lições de Didática. 3. ed. Campinas: Papirus, 2008.