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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2023 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Faculdade de Artes, Letras e Comunicação
NOME
VAGA [662]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em Comunicação Social ou Publicidade e Propaganda ou Rádio e Televisão ou Rádio e TV ou Cinema ou Audiovisual ou Cinema e Audiovisual ou Audiovisual e Cinema ou Produção Audiovisual ou Produção em Comunicação e Cultura ou Imagem e Som ou Midialogia; e
2. Doutorado na Área de Avaliação: Comunicação e Informação ou Artes.
PROGRAMA
Área: Ciências Sociais Aplicadas / Comunicação
1. A Direção de fotografia no audiovisual, da análise técnica do roteiro à pós-produção;
2. A fotografia cinematográfica como ferramenta narrativa e estética;
3. Medições de luz e fotometria e utilização de câmera: características de lentes, aberturas de diafragma, velocidade de exposição, sensibilidades de sensor;
4. A produção para o cinema e o audiovisual: suas etapas, funções e dimensão criativa;
5. A economia política do cinema Brasileiro contemporâneo: legislação, perspectivas e possibilidades de produção;
6. Direção de arte no audiovisual, seu papel e matérias (cenografia, figurino, maquiagem);
7. A encenação no cinema, na televisão e em novos dispositivos de imagem e som;
8. Planejamento de direção para cinema - argumento, estrutura, decupagens, montagem de equipes técnica e artística, análise técnica do roteiro, construção de mapas de produção e direção de atores;
9. Perspectivas experimentais e ensaísticas no cinema, vídeo, televisão e novas mídias;
10. Interfaces entre audiovisual e outras expressões artísticas (cinema expandido, instalações audiovisuais, performance).
Além do que consta neste Programa, o candidato deve apresentar o Memorial descritivo, de acordo com o disposto no Edital, a fim de ser avaliado em Arguição específica, como parte integrante da Prova de Títulos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história: a fotografia do cinema. São Paulo, SP: Gryphus, 2004. 118 p. (Coleção ABC).
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.
HAMBURGER, Vera. Arte em cena. A direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc, 2014.
IKEDA, Marcelo. Cinema Brasileiro a partir da retomada. Aspectos econômicos e políticos. São Paulo, SP: Summus, 2015.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MARQUES, Aída. Idéias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2007. 191 p. (Artemídia).
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2014. 239 p. (Coleção ArteFíssil).
NACACHE, Jacqueline. O ator de cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2005.
MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. 3. ed. São Paulo, SP: Ed. SENAC São Paulo, 2005. 444 p.
OLIVEIRA Jr., Luiz Carlos. A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo. Papirus Editora, 2014. 220 p.
RABIGER, Michael. Direção de cinema: técnicas e estética. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007.
STAM, R. Introdução à Teoria do Cinema. 2. Ed. Campinas: Papirus, 2006.
WATTS, Harris. Direção de câmera: um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo, SP: Summus, 1999. 107 p.