ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história: a fotografia do cinema. São Paulo, SP: Gryphus, 2004. 118 p. (Coleção ABC).
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.
HAMBURGER, Vera. Arte em cena. A direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc, 2014.
IKEDA, Marcelo. Cinema Brasileiro a partir da retomada. Aspectos econômicos e políticos. São Paulo, SP: Summus, 2015.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MARQUES, Aída. Idéias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2007. 191 p. (Artemídia).
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2014. 239 p. (Coleção ArteFíssil).
NACACHE, Jacqueline. O ator de cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2005.
MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. 3. ed. São Paulo, SP: Ed. SENAC São Paulo, 2005. 444 p.
OLIVEIRA Jr., Luiz Carlos. A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo. Papirus Editora, 2014. 220 p.
RABIGER, Michael. Direção de cinema: técnicas e estética. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007.
STAM, R. Introdução à Teoria do Cinema. 2. Ed. Campinas: Papirus, 2006.
WATTS, Harris. Direção de câmera: um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo, SP: Summus, 1999. 107 p.