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II CONCURSO PÚBLICO UFMS 2022 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
VAGA [602]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em: Letras ou Linguística (licenciatura ou bacharelado);
2. Doutorado na Área de Avaliação / Área Básica de: Linguística e Literatura / Linguística ou Linguística e Literatura / Letras ou Linguística e Literatura / Linguística Aplicada.
PROGRAMA
Linguística, Letras e Artes / Linguística / Teoria e Análise Linguística
1. Fonética e fonologia: fonemas, transcrição fonética e fenômenos fonológicos do português Brasileiro.
2. Instrumentos linguísticos: gramáticas e dicionários nos estudos da História das Ideias Linguísticas.
3. Estudo sincrônico e diacrônico das línguas naturais segundo o Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure.
4. Coesão, coerência e referenciação (anáforas e catáforas).
5. Morfemas verbais do português brasileiro.
6. Discurso, ideologia e dimensões do sentido.
7. Aspectos sintáticos da língua portuguesa na perspectiva gerativista.
8. Teorias dos atos de fala.
9. As diferentes concepções de gramática e suas relações com o ensino de língua portuguesa.
10. Linguagem e sociedade: norma, uso, variação e preconceito linguístico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 2015.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16ª ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2013.
BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral I. 5ª ed. Campinas: Pontes, 2005.
BISOL, L. (org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 5ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
CAGLIARI, L. C. Elementos de fonética do português brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2007.
CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2018.
CAMARA JUNIOR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 47ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e fonologia do português. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15ª ed. São Paulo: Contexto, 2014..
FAVERO, L. Coesão e coerência textuais. 9ª. ed. São Paulo: Ática, 2002.
GALVES, C. Ensaio sobre as gramáticas do português. Campinas: Editora da Unicamp. 2001.
GUIMARÃES, E.; ORLANDI, E. (Orgs.). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996.
KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2008.
MIOTO, C; FIGUEIREDO SILVA, M.C; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018.
ORLANDI, E. P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2013.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 11ª ed. Campinas: Pontes, 2013.
PERINI, M. Gramática descritiva do português. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1996.
PIRES DE OLIVEIRA, R.; QUAREZEMIN, S. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
RAJAGOPALLAN, K. Nova pragmática. São Paulo: Parábola, 2010.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 23ª ed. São Paulo: Cultrix, 2001.
SEARLE, J. R. Expressão e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SEARLE, J. R. Os actos da fala. Trad.: C. Vogt et. al. Coimbra: Almedina, 1981.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação. São Paulo: Cortez, 1995.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2018.
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria de mudança linguística. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2009.