organizer logo

II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2022 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Linguística, Letras e Artes / Linguística / Linguística, Letras e Artes / Língua Portuguesa [547]
QUANTIDADE
2
CLASSE
Titulação dependente da data de inscrição
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em Letras
2. Especialização em Letras, Estudos Linguísticos ou Literários.
3. Mestrado em Letras, Estudos Linguísticos ou Literários.
PROGRAMA
1. Os gêneros do discurso, na perspectiva bakhtiniana, e os desdobramentos na prática docente;
2. A natureza do Signo Linguístico: significado e significante na visão estruturalista de Ferdinand de Saussure;
3. Coesão, Coerência e Referenciação (anáforas e catáforas);
4. Discurso, ideologia e dimensões do sentido;
5. As Diferentes Concepções de Gramática e suas relações com o Ensino de Língua Portuguesa;
6. Linguagem e sociedade: norma, uso, variação e preconceito linguístico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAKHTIN, M.(VOLOCHÍNOV). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes. 2013.
BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I, Trad,: M. da G. Novak, M.L. Néri. Campinas Pontes, 1988.
CALVET, L. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.
CAMARA JUNIOR, J. Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. 37. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
DUCROT, O. Estruturalismo e Linguística. São Paulo: Cultrix, 1968.
FIORIN, José L. Elementos de análise do discurso. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1990.
FAVERO, L. Coesão e coerência textuais. 9. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
ILARI. R. Introdução à Semântica. Ed. Contexto. 2004.
KOCH, I.; TRAVAGLIA, L. A coerência textual. 14. Ed. São Paulo: Contexto, 2002.
KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ORLANDI, Eni P. Língua brasileira e outras histórias: discurso sobre a língua e o ensino no Brasil. Campinas: Editora RG, 2009.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. São Paulo: Pontes, 2009.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1995.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria de mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006.