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II PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2022 [1º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Planejamento Estratégico / Administração Mercadológica / Agronegócio / Empreendedorismo [546]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Titulação dependente da data de inscrição
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1) Para candidatos com a titulação de Doutorado: -cópia do diploma de graduação em Administração, -cópia do título de doutor em Administração, Agronegócios, Desenvolvimento Local ou Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, ou da ata da defesa do doutorado;
2) Para candidatos com a titulação de Mestrado: - cópia do diploma de graduação em Administração, e - cópia do título de mestre em Administração, Agronegócios, Desenvolvimento Local ou Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária ou da ata da defesa;
3) Para candidatos com a titulação de Especialista: -cópia do diploma de graduação em Administração, e - cópia do certificado de especialista em Marketing, Agronegócio, Gestão de negócios, ou Empreendedorismo, ou declaração de conclusão do curso com Histórico Escolar;
PROGRAMA
PROGRAMA PARA AS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA:
Assunto 1 – Fundamentos do planejamento estratégico: escolas de planejamento, modelos de planejamento e processo de administração estratégica;
Assunto 2 – Comportamento de compra em mercados organizacionais;
Assunto 3 – Agronegócio e sustentabilidade;
Assunto 4 – Empreendedorismo: Conceitos e evolução.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DORNELAS, José. Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 8. São Paulo Fazendo Acontecer 2021
KOTLER, P. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MCCARTHY, E. J., PERREAULT JUNIOR, W.D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças De. Planejamento Estratégico Conceitos, Metodologia, Práticas. 34. Rio de Janeiro Atlas 2018
ZUIN, Luís Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos (Org.). Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade. São Paulo, SP: Saraiva, 2015. 291 p.
WEINSTEIN, A. Segmentação de mercado. São Paulo: Atlas, 1995