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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2022 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
VAGA [472]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação: Licenciatura em Educação Física ou Bacharelado em Educação Física; ou Bacharelado em Esporte; ou Bacharelado em Ciências do Esporte.

Doutorado: Área de avaliação: Educação Física; ou Área de avaliação Educação; ou Área de avaliação Sociologia.
PROGRAMA
Ciências da Saúde / Educação Física
1. Princípios teórico-metodológicos para o ensino dos elementos da cultura corporal (esportes, danças, ginásticas e lutas).
2. Educação Física aplicada à promoção da saúde em espaços formais e não formais.
3. Fundamentos e métodos de ensino dos esportes coletivos na educação física.
4. Fundamentos e métodos de ensino dos esportes individuais na educação física.
5. Educação Física Adaptada: Objetivos, currículo, conteúdo, metodologias e a construção da cidadania da pessoa com deficiência física, intelectual, mental, visual e auditiva.
6. Prática Pedagógica na Educação Física Adaptada com enfoque na pessoa com Deficiência Física, Intelectual, Mental, Visual e Auditiva.
7. Abordagens pedagógicas da dança na escola e em espaços não escolares.
8. Práticas de dança para populações com necessidades especiais.
9. O estágio curricular supervisionado nas políticas públicas em Esporte, Saúde & Lazer.
10. O estágio curricular supervisionado em Educação Física: ludicidade, inclusão e diferença.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARAÚJO, P. F. de. Desporto adaptado no Brasil. Editora Phorte, 2011.
BARRETO, D. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.
BARRETO, Débora. Dança: Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola. 3. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília/DF: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 mar. 2019.
DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. São Paulo: Magister, 1992.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.
FARINATTI, P.T.V.; FERREIRA, M.S. Saúde, promoção da saúde e educação física: conceitos, princípios e aplicações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.
GALATTI, L. et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a Prática, v. 20, p. 639–654, 1 out. 2017.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; REVERDITO, Riller Silva. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.
GUERIN, C. S. et al. Promovendo educação em saúde no espaço não formal de aprendizagem. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 30, n. 1, 29 mar. 2017.
ISABELA A. Dançando na Escola. 5. Ed. São Paulo, Sp: Cortez, 2010.
MARQUES, Renato R. F.; GUTIERREZ, Gustavo L. O Esporte Paralímpico no Brasil, São Paulo, Ed. Phorte, 2014.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2013.
NISTA-PICCOLO, Vilma Lení.; NUNOMURA, Myrian. (orgs). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte, 2005.
NASCIMENTO, P. R. B; ALMEIDA L. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Porto Alegre, 2007.
PRADO, V. M; MATTHIESEN S. Q. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de educação física. Rio Claro – SP, 2007.
SILVA, R. F. de; ARAÚJO, P. F. Os Caminhos da Pesquisa em Atividade Motora Adaptada. Editora PHORTE, 2012.
TOMAZZONI, Airton. A escola e o aluno de dança: desafios da contemporaneidade. In: ICLE, Gilberto (org.). Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Porto Alegre: UFRGS, 2010.