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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2022 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
VAGA [471]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação: Pedagogia.

Doutorado: Área de avaliação: Educação.
PROGRAMA
Ciências Humanas / Educação / Tópicos Específicos de Educação
1. A construção histórico-social da infância;
2. História do atendimento à infância no Brasil;
3. Aspectos históricos, filosóficos e legais da Educação Infantil;
4. O profissional da educação infantil;
5. Especificidades da organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil;
6. A criança, a educação e o brincar;
7. A arte no processo de ensino e de aprendizagem na educação;
8. Aspectos psicológicos do desenvolvimento da criança nos anos escolares: Creche, Pré-escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
9. Aplicações educacionais de diferentes teorias psicológicas;
10. Estágios supervisionados na Educação Infantil.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANGOTTI, M. (org.) Educação Infantil: para que, para quem e por que? Campinas: Alínea, 2006.
ARCE, A. (org). Interações e brincadeiras na Educação Infantil. Campinas, SP: Alínea, 2013.
ARCE, A.; MARTINS, L. M. (orgs) Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BAZILIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRAZELTON, T.B. & STANLEY, I. G. As necessidades essenciais da criança. Porto alegre: Artmed, 2002.
CARRARA, K. (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 1995.
CORAZZA, S. M. Infância & Educação: era uma vez... quer que conte outra vez? Petrópolis: Vozes, 2002.
CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. da S. (Org.) Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
DELDIME, R.; VERMEULEN, S. O desenvolvimento psicológico da criança. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2004.
FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. (org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2005.
FILHO, G. J. Linguagens geradoras. Seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
GARCIA, R. L.; FILHO, A. L. (org.) Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
HORN, M. da G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
KRAMER, S. Profissionais de educação infantil - gestão e formação. São Paulo: Atica, 2005.
KRAMER, S.; NUNES, M. F.; CARVALHO, M. C. (org.) Educação infantil: formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013.
KUHLMANN JUNIOR, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MACHADO, M. L. de A. (org.) Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.
MARSIGLIA, A. C. G. (org.) Infância e Pedagogia Histórico-crítica. São Paula: Autores Associados, 2013.
MARTINS, L. M. e ARCE, A. (orgs) Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2007.
MOYLES, J. e col. Fundamentos da educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2010.
OSTETTO, L. (Org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2008.
ROCHA, E. A. C.; KRAMER, S. (org.). Educação infantil: enfoques e diálogos. Campinas: Papirus, 2013.
VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 3 ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.
ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.