organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2021 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Ciências Sociais Aplicadas / Administração [431]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Titulação dependente da data de inscrição
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Para candidatos com a titulação de Doutorado:
Graduação em Administração, e
Doutorado em Administração, Agronegócios, Desenvolvimento Local ou Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.

Para candidatos com a titulação de Mestrado:
Graduação em Administração, e
Mestrado em Administração, Agronegócios, Desenvolvimento Local ou Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.

Para candidatos com a titulação de Especialista:
Graduação em Administração, e
Especialização em Marketing, Agronegócio, Gestão de negócios, ou Empreendedorismo.
PROGRAMA
Assunto 1 – Fundamentos do planejamento estratégico: escolas de planejamento, modelos de planejamento e processo de administração estratégica;

Assunto 2 – Comportamento de compra em mercados organizacionais;

Assunto 3 – Agronegócio e sustentabilidade;

Assunto 4 – Empreendedorismo: Conceitos e evolução.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DORNELAS, José. Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 8. São Paulo Fazendo Acontecer 2021

KOTLER, P. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MCCARTHY, E. J., PERREAULT JUNIOR, W.D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.

Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças De. Planejamento Estratégico Conceitos, Metodologia, Práticas. 34. Rio de Janeiro Atlas 2018

ZUIN, Luís Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos (Org.). Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade. São Paulo, SP: Saraiva, 2015. 291 p.

WEINSTEIN, A. Segmentação de mercado. São Paulo: Atlas, 1995