organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2021 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
Ciências da Saúde / Educação Física [457]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Titulação dependente da data de inscrição
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
TITULAÇÃO DEPENDENTE DA DATA DA INSCRIÇÃO

*Para candidatos com a titulação de Doutorado:
 -cópia do diploma de graduação em Educação Física, e
 -cópia do título de doutor em Educação Física ou áreas afins (Educação ou Ciências do Esporte ou Ciências da
Motricidade ou Ciências do Movimento Humano) ou da ata da defesa do doutorado;

*Para candidatos com a titulação de Mestrado:
  - cópia do diploma de graduação em Educação Física, e
   - cópia do título de mestre em Educação Física ou áreas afins (Educação ou Ciências do Esporte ou Ciências da
Motricidade ou Ciências do Movimento Humano) ou da ata da defesa do mestrado.

*Para candidatos com a titulação de Especialista:
  -cópia do diploma de graduação em Educação Física, e
   - cópia do certificado de especialista em Educação Física ou áreas afins (Educação ou Ciências do Esporte ou Ciências da
Motricidade ou Ciências do Movimento Humano) ou declaração de conclusão do curso com Histórico Escolar;
PROGRAMA
1. Fundamentos e métodos de ensino do atletismo na Educação Física escolar.
2. Pesquisa Científica em Educação Física.
3. Educação Física na escola, Aprendizagem Motora e Saúde.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRACHT, V. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 3º ed. Ijuí: Unijuí, 2007.

DARIDO, S.C. Cadernos de Formação: conteúdos e didática de educação física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GALLAHUE, L. D.; OZMUN, C. J. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 3 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2005.

MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Blucher, 2000.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo – teoria e prática. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2007.

MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A.N.S. (Org.) A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 1999.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis: Ed. do autor, 2017.

PALMA, A.P.T.V.; OLIVEIRA, A.A.B.; PALMA, J.A.V. Educação física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 2. ed. Londrina: EDUEL, 2010.

RANGEL, I.C.A. Educação física na infância. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SANTOS, S.G. Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa aplicada à educação física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.