BRACHT, V. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 3º ed. Ijuí: Unijuí, 2007.
DARIDO, S.C. Cadernos de Formação: conteúdos e didática de educação física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GALLAHUE, L. D.; OZMUN, C. J. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 3 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2005.
MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Blucher, 2000.
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014.
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo – teoria e prática. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2007.
MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A.N.S. (Org.) A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 1999.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis: Ed. do autor, 2017.
PALMA, A.P.T.V.; OLIVEIRA, A.A.B.; PALMA, J.A.V. Educação física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 2. ed. Londrina: EDUEL, 2010.
RANGEL, I.C.A. Educação física na infância. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SANTOS, S.G. Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa aplicada à educação física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.