organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2021 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
Ciências Humanas / Educação [427]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Titulação dependente da data de inscrição
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Titulação dependente da data de inscrição:
1. Doutorado em Educação ou áreas afins, Graduação em Licenciaturas Plenas - 12/07/2021 - 07:00 às 16:00
2. Mestrado em Educação ou áreas afins, Graduação em Licenciaturas Plenas - 13/07/2021 - 07:00 às 16:00
3. Especialização em Educação ou áreas afins, Graduação em Licenciaturas Plenas - 14/07/2021 - 07:00 às 16:00
PROGRAMA
1. Estado, Sociedade e Políticas Educacionais
2. Organização e gestão da educação brasileira e suas interfaces com as políticas educacionais
3. Políticas de financiamento e avaliação da educação brasileira
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AFONSO, A. J. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr./jun. 2012.

AFONSO, Almerindo Janela. Estado, globalização e políticas educacionais: elementos para uma agenda de investigação. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 22 p. 35-46, 2006.

AFONSO, Almerindo Janela. Reflexões pós-coloniais em torno da avaliação em educação. In: COLÓQUIO CABO-VERDIANO DE EDUCAÇÃO – CEDU: “Políticas e práxis da Educação nas perspetivas e em contextos pós-coloniais”, 2., 2015, Praia. Anais eletrônicos [...]. Praia: Universidade de Cabo Verde, 2015. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/53294

AZEVEDO, Janete Maria Lins. A Educação como Política Pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

BARREYRO, Gladys Beatriz. A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 5-22, mar. 2018.

COSTA, M. da, TAVARES, E. dos S. T., & COUTO, M. E. C. Financiamento da Educação Básica no Brasil . Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(1), 2021, p. 172-187. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57746

CURY, C. R. J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. RBPAE, v. 23, n.3, set./dez., Porto Alegre, 2007, p. 483-495.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, Out. 2007.

GUIMARÃES, J. L. Do FUNDEF ao FUNDEB: uma breve reflexão sobre as recentes mudanças no financiamento da educação brasileira. Acervo Digital Unesp, 2014.

STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. Política educacional. In: BRANDALISE, Mary Angela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 201-208

VIEIRA, S. L. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015.

VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007

VIRIATO, E. O. Descentralização e desconcentração como estratégia para redefinição do espaço público. In: LIMA, A. B. de (Org.). Estado, políticas educacionais e gestão compartilhada. São Paulo: Xamã, 2004