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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2020 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Linguística, Letras e Artes / Linguística [404]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em:
Letras ou Linguística (Licenciatura), e

Doutorado em:
Área de Avaliação: Linguística e Literatura/ Área Básica: Letras ou Linguística ou Psicolinguística ou Linguística Aplicada ou Língua Portuguesa.
PROGRAMA
1. Fonética e Fonologia: fonemas, transcrição fonética e fenômenos fonológicos do Português Brasileiro.
2. Os gêneros do discurso, na perspectiva bakhtiniana, e os desdobramentos na prática docente.
3. A natureza do Signo Linguístico: significado e significante na visão estruturalista de Ferdinand de Saussure.
4. Coesão, Coerência e Referenciação (anáforas e catáforas).
5. Morfemas Verbais do Português Brasileiro.
6. Discurso, ideologia e dimensões do sentido.
7. Aspectos Sintáticos da Língua Portuguesa na visão Gerativista.
8. A Teoria dos Atos de Fala.
9. As Diferentes Concepções de Gramática e suas relações com o Ensino de Língua Portuguesa.
10. Linguagem e sociedade: norma, uso, variação e preconceito linguístico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- AUSTIN, J. L. Sentido e Percepção. Martins Fontes. 1993.
- BAKHTIN, M.(VOLOCHÍNOV). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes. 2013.
- BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I, Trad,: M. da G. Novak, M.L. Néri. Campinas Pontes, 1988.
- BISOL, L. (org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 2ª Edição revista e ampliada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
- BISOL, L.; BRESCANCINI, C. (Org.). Fonologia e variação. Recortes do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
- CAGLIARI, L. C. Elementos de Fonética do Português Brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2007.
- CALVET, L. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.
- CÂMARA JUNIOR, J. Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. 37. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
- DOCROT, O. Estruturalismo e Linguística. São Paulo: Cultrix, 1968.
- FIORIN, José L. Elementos de análise do discurso. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1990.
- FAVERO, L. Coesão e coerência textuais. 9. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
- GUIMARÃES, E. História da Semântica. Campinas, SP: Pontes, 2007.
- ILARI. R. Introdução à Semântica. Ed. Contexto. 2004.
- KOCH, I.; TRAVAGLIA, L. A coerência textual. 14. Ed. São Paulo: Contexto, 2002.
- KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
- MIOTO, C. Novo Manual de Sintaxe. São Paulo: Ed. Contexto, 2014.
- ORLANDI, Eni P. Língua brasileira e outras histórias: discurso sobre a língua e o ensino no Brasil. Campinas: Editora RG, 2009.
- ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. São Paulo: Pontes, 2009.
- POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
- SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1995.
- SEARLE, J. R. Expressão e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
- ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
- CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português. São Paulo: Contexto, 2001.
- LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
- WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria de mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006.