organizer logo

CONCURSO PÚBLICO UFMS 2020 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
Linguística, Letras e Artes / Letras / Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Inglesa) [403]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em:
Letras/Licenciatura com habilitação em Inglês ou em Português/Inglês, e

Doutorado em:
Área de Avaliação: Linguística e Literatura/ Área Básica: Letras ou Linguística ou Psicolinguística ou Linguística Aplicada ou Língua Portuguesa ou Línguas Estrangeiras Modernas.
PROGRAMA
1. Multiletramentos no ensino de inglês.
2. Formação crítica de professores de línguas.
3. Produção oral em língua inglesa.
4. Translinguagem / Práticas translíngues.
5. Literatura e o ensino de língua inglesa.
6. Leitura e compreensão de textos em língua inglesa.
7. Aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa.
8. Aspectos lexicais da língua inglesa.
9. O papel da gramática no ensino da língua inglesa.
10. A importância do ensino da língua inglesa na educação básica.

Atenção: As provas escrita e didática deverão ser realizadas em língua inglesa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- CANAGARAJAH, S. Translingual pracce: global englishes and cosmopolitan relaons. New York: Routledge, 2013.
- COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. [2. ed.]. São Paulo: Contexto, 2014.
- CRISTÓFARO-SILVA. Pronúncia do Inglês para falantes do português brasileiro – os sons. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005.
- CRYSTAL, David. A revolução da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
- HAEGEMAN, L. M. V. Thinking syntaccally: a guide to argumentaon and analysis. Malden: Blackwell Publishing, 2006.
- JORDÃO, C. M. (org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editores, 2016.
- JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J.Z.; HALU, R. Formação 'desformatada': práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2011.
- LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. New literacies: everyday pracces and classroom learning. 2nd ed. New York: Open University Press, 2009.
- PAIVA, V. L. M. O. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas: Pontes Editorial, 2007.
- PENNYCOOK, A. Crical applied linguiscs: a crical introducon. Lawrence Erlbaum, 2001.
- RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
- ROJO, R. H. R. Escol@ conectada: os mulletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.