- CANAGARAJAH, S. Translingual pracce: global englishes and cosmopolitan relaons. New York: Routledge, 2013.
- COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. [2. ed.]. São Paulo: Contexto, 2014.
- CRISTÓFARO-SILVA. Pronúncia do Inglês para falantes do português brasileiro – os sons. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005.
- CRYSTAL, David. A revolução da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
- HAEGEMAN, L. M. V. Thinking syntaccally: a guide to argumentaon and analysis. Malden: Blackwell Publishing, 2006.
- JORDÃO, C. M. (org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editores, 2016.
- JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J.Z.; HALU, R. Formação 'desformatada': práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2011.
- LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. New literacies: everyday pracces and classroom learning. 2nd ed. New York: Open University Press, 2009.
- PAIVA, V. L. M. O. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas: Pontes Editorial, 2007.
- PENNYCOOK, A. Crical applied linguiscs: a crical introducon. Lawrence Erlbaum, 2001.
- RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
- ROJO, R. H. R. Escol@ conectada: os mulletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.