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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2019 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Nova Andradina
NOME
Ciências Humanas / História / História do Brasil ( Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira ) [333]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em História; e
Doutorado em Área de avaliação: História, ou Educação; ou Área de Avaliação/Área Básica: Interdisciplinar/Sociais e Humanidades.
PROGRAMA
1. Ensino de história e debates historiográficos.
2. A história do ensino de história no Brasil e seus impactos contemporâneos.
3. A interdisciplinaridade e a Interculturalidade no ensino de história.
4. Produção, leitura e usos de materiais didáticos no ensino de história.
5. A diversidade do ensino de história em novas tecnologias e linguagens do saber docente.
6. O impacto das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino de história.
7. História e cultura afro-brasileira no ensino de história.
8. Correntes historiográficas sobre a escravidão brasileira.
9. Fontes e pesquisa: a imprensa negra brasileira do Século XIX.
10. Os movimentos de resistência afro-brasileiros no Século XX e XXI.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU, Martha & SOHIET, Rachel. Ensino de História. Conceitos, temáticas e Metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/Casa da Palavra, 2003.
ALBERTI, Verena. “Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais”. In Revista História Hoje, v. 1, nº 1, p. 61-88, 2012. Disponível em: http://anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1049.
________, Verena & PEREIRA, Amilcar Araujo. Histórias do movimento negro no Brasil: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Pallas: CPDOC/FGV, 2007.
ANDREWS, George Reid. América Afro-Latina, 1800-2000. São Carlos: EdUFSCAR, 2007.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
COELHO, W. N. B.; COELHO, M. C. “Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: prática em curso”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 67-84, jan./mar. 2013. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n47/06.pdf.
MUNANGA, Kabengele (Org.) Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
________, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 2ª Ed. São Paulo: Ática, 1988.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes. História da África e dos africanos na escola: desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação de professores de História. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.
PALERMO, Luis Claudio. “Disputas no campo da historiografia da escravidão brasileira: perspectivas clássicas e debates atuais”. In. Dimensões, v. 39, jul.-dez. 2017, p. 324-347.
PEREIRA, Amilcar Araujo & MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.) Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
PINTO, Ana Flávia Magalhães. A imprensa negra no Brasil do Século XIX. São Paulo: Selo Negro, 2010.
SOUSA, Andréia Lisboa de [et all.] Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n° 10.639/03/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.