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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2019 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Coxim
NOME
Linguística, Letras e Artes / Linguística [324]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
40 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em Letras ou Linguística (licenciatura ou bacharelado); e
2. Doutorado em Área de Avaliação/Área Básica: Linguística e Literatura/Letras ou Psicoliguística ou Linguística.
PROGRAMA
1. Fonética e Fonologia: fonemas, transcrição fonética e fenômenos fonológicos do Português Brasileiro.
2. A produção dos sons da fala e o aparelho fonador.
3. A natureza do Signo Linguístico: significado e significante na visão estruturalista de Ferdinand de Saussure.
4. Coesão, Coerência e Referenciação (anáforas e catáforas).
5. Morfemas Verbais do Português Brasileiro.
6. Morfemas Nominais do Português Brasileiro.
7. Aspectos Sintáticos da Língua Portuguesa na visão Gerativista.
8. A Teoria dos Atos de Fala.
9. As Diferentes Concepções de Gramática e suas relações com o Ensino de Língua Portuguesa.
10. Processos e Instrumentos de Gramatização: gramáticas e dicionários.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AUROUX, S. a Revolução Tecnológica da Gramatização. Campinas, Sp: Editora da Unicamp. 2009.
AUSTIN, J. L.. Sentido e Percepção. Martins Fontes. 1993.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Editora, Nova Fronteira, 2014.
BISOL, L. (org.) (1999) Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. 2ª Edição revista e ampliada. Porto Alegre: EDIPUCRS.
---------------- & Brescancini, C. (Org.) Fonologia e Variação. Recortes do Português Brasileiro. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
CAGLIARI, L. C. Elementos de Fonética do Português Brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2007.
CÂMARA JUNIOR, J. Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. 37. Ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2005.
FAVERO, L. Coesão e Coerência Textuais. 9. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
GuIMARÃES, E. História da Semântica. Campinas, Sp: Pontes, 2007.
ILARI. R.. Introdução à Semântica. Ed. Contexto. 2004.
KOCH, I. & Travaglia, L. A Coerência Textual. 14. Ed. São Paulo, Sp: Contexto, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Lingüistica Textual: Trajetória e Grandes Temas. São Paulo, Sp: Martins Fontes, 2006.
MIOTO, C. Novo Manual de Sintaxe. São Paulo: Ed. Contexto, 2014.
OrLANDI, Eni P. (Org.) História das Idéias Lingüísticas: Construção do Saber Metalingüístico e Constituição da Língua Nacional. Campinas, Sp: Pontes; Cáceres, Mt: Unemat Editora, 2001.
______ (Org.) Política Lingüística no Brasil. Campinas, Sp: Pontes Editores, 2007. Perini, M. Para Uma Nova Gramática do Português. São Paulo: Ática, 2010.
______Gramática Descritiva do Português. São Paulo: Ática. 2002.
POSSENTI, S. por que (Não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas, Sp :mercado de Letras : Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. Cultrix. São Paulo, Sp. 1995.
SEARLE, J. R.. Expressão e Significado. Martins Fontes. 2002