organizer logo

CONCURSO PÚBLICO UFMS 2019 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus do Pantanal
NOME
Linguística, Letras e Artes / Letras / Literaturas Estrangeiras Modernas ( Língua Inglesa ) [322]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em Letras Licenciatura Habilitação em Português e Inglês; Letras Licenciatura Habilitação em Inglês; e
2. Doutorado em: Área de Avaliação / Área Básica: Linguística e Literatura / Letras ou Língua Portuguesa ou Línguas Estrangeiras Modernas ou Linguística ou Linguística Aplicada ou Literatura Brasileira ou Literatura Comparada ou Literaturas Estrangeiras Modernas ou Outras Literaturas Vernáculas ou Psicolinguística ou Teoria Literária; ou
Área de Avaliação / Área Básica: Educação / Educação.
PROGRAMA
1. A classificação dos fonemas consonânticos e vocálicos da língua inglesa.
2. A morfologia da língua inglesa: os processos de formação de palavras.
3. O tempo verbal em língua inglesa.
4. A sintaxe da língua inglesa: orações relativas e pronomes relativos.
5. A estrutura morfológica da língua inglesa.
6. A estrutura e os usos da voz passiva em língua inglesa.
7. Métodos e abordagens do ensino de língua inglesa.
8. O ensino da língua inglesa nos documentos oficiais da educação básica.
9. A formação de professores de línguas estrangeiras.
10. Variedades linguísticas da língua inglesa

OBSERVAÇÃO: A prova escrita poderá ser redigida em Língua Portuguesa. Já a prova didática deverá ser realizada, obrigatoriamente, em Língua Inglesa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA FILHO, J. C. P. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas SP: Pontes e Artelíngua, 1999.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.
_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. 3. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1994.
CARSTAIRS-McCARTHY, A. An introduction to English morphology: words and their structures. Edingburgh: Edingburgh University Press Ltd, 2002.
HANCOCK, M. English pronunciation in use. Cambridge: Cambridge University, 2003.
HEWINGS, M. Advanced grammar in use: a self-study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge: Cambridge University, 1999.
KATAMBA, F. English Words. London: Routledge, 1994.
KENWORTHY, J. Teaching English pronunciation. London: Longman, 1987.
LACOSTE, Y. (Org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola, 2003.
LIMA, D. C. (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa – conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MILLER, J. An Introduction to English Syntax. Edinburgh: Edinburgh University Press Ltda., 2006.
MURPHY, R. English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate students. 2. ed. Cambridge: Cambridge University, 1991.
PONSONBY, M. How now, brown cow? Oxford: Pergamon, 1982.
PRETI, D. (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas FLCH/USP, 2000.
RICHARDS, J. C; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. 2. ed. Language Teaching Library. Cambridge University Press, 2001.
STEINBERG, M. Morfologia Inglesa: noções introdutórias. 2. ed. São Paulo:
Ática, 1990.
STOCKWELL, R.; MINKOVA, D. English words: history and structure. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.