BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia; OLIVEIRA, Ozerina Victor de (Org.). Educação Escolar Indígena, Diferença e Deficiência: (Re)Pensando Práticas Pedagógicas. Campo Grande, Ms: Ed. UFMS, 2015.
Cavalcanti, Marilda C. Estudos sobre Educação Bilíngue e Escolarização em Contextos de Minorias Linguísticas no Brasil. Delta, V. 15, Número Especial, 1999. P. 385-417.
Cavalcanti, M.C. e MAHER, T.M. o Índio, a Leitura e a Escrita. o que Está em Jogo? Campinas, Cefiel/iel/unicamp, 2005.
D'ANGELIS,Wilmar e VEIGA, Juracilda (orgs.). Leitura e Escrita em Escolas Indígenas. (Encontros de Educação Indígena)- COLE nº10/1995. Campinas: ALB/Mercado de Letras
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes e FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001, p.71-111.
GRUPIONI, L. D. M.(Org.). Formação de Professores Indígenas: Repensando Trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
HORNBERGER, Nancy. “Criando Contextos Eficazes de Aprendizagem para o Letramento Bilíngüe”. Tradução de Ana Antônia de Assis-Peterson e Maria Inês Pagliari Cox. In: Cox, M.I.P. e Assis-Peterson, A. (Orgs.). Cenas de Sala de Aula. Campinas, Sp: Mercado de Letras, 2001, Pp. 23-50.
MAHER, T.M. “Língua Indígena e Língua Materna e os Diferentes Modelos de Educação Indígena.” Revista Terra Indígena, 1991, Nº 60 : 52-61.
MAHER, T. M (2007B). “A Educação do Entorno para a Interculturalidade e o Plurilinguismo”. In A. B. Kleiman e M. C. Cavalcanti (Orgs.) Lingüística Aplicada: Faces e Interfaces. Campinas, Sp: Mercado de Letras, 2007, Pp. 255-270.
MELIÁ, B. “Desafios e Tendências na Alfabetização em Língua Indígena.” In: Emiri , Loretta e Monserrat, Ruth (Orgs.). a Conquista da Escrita. Encontros de Educação Indígena. São Paulo: Iluminuras/OPAN, 1989, P.9-16.
OLIVEIRA, C. P. ; FERREIRA, R. V.. Estágio Supervisionado e a Docência Indígena: um caso Karajá. Raído (online), V. 8, P. 283-295, 2014.
RESOLUÇÃO Nº 5, de 22 de Junho de 2012: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena na Educação Básica, 2012.
SILVA, A. Lopes Da; GRUPIONI, Luís Donisete (Orgs). a Temática Indígena na Escola: Novos Subsídios para Professores de 1 e 2 Graus. São Paulo: Global. Brasília: Mec/Mari/Unesco, 2008.
SILVA, A. L. Da; Ferreira, M. K. L. Práticas Pedagógicas na Escola Indígena. São Paulo: Global, 2001.
VEIGA, Juracilda e SALANOVA, Andrés.(Orgs.). Questões de Educação Escolar Indígena: da Formação do Professor ao Projeto de Escola. Brasília: Funai/dedoc. Campinas/ALB,2001.