CANAGARAJAH, S. Translingual practice: global englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. [2. ed.]. São Paulo, SP: Contexto, 2014.
CRISTÓFARO-SILVA. Pronúncia do Inglês para falantes do português brasileiro – Os Sons. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005.
CRYSTAL, David. A revolução da linguagem. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2005.
HAEGEMAN, L. M. V. Thinking syntactically: a guide to argumentation and analysis. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2006.
JORDÃO, C. M. (org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editores, 2016.
JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J.Z.; HALU, R. Formação 'desformatada': práticas com professores de língua inglesa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. New literacies: everyday practices and classroom learning. 2nd ed. New York: Open University Press, 2009.
PAIVA, V. L. M. O. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editorial, 2007.
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Lawrence Erlbaum, 2001.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ROJO, R. H. R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2013.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2013.
TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 3. ed. ampl. Campinas, SP: Pontes, 2017.