organizer logo

II CONCURSO PÚBLICO UFMS 2018 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Naviraí
NOME
[279] Ciências Humanas / Educação ( Métodos e Técnicas de Ensino- Educação Pré-Escolar )
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Graduação em: Licenciatura em Pedagogia; e

2. Doutorado em:

Área de Avaliação/ Área Básica: Educação/ Educação; ou

Área de Avaliação/ Área Básica: Ensino/ Ensino ou Ensino de Ciências e Matemática.
PROGRAMA
1. As Origens e os Espaços da Educação Infantil: Aspectos Históricos e Legais;
2. Formação e Identidade Profissional do Professor de Educação Infantil;
3. Cuidar e Educar na Educação Infantil;
4. O Papel do Estágio na Formação e Atuação do Professor de Educação Infantil;
5. A Criança e o Brincar no Processo de Ensino e Aprendizagem;
6. A Matemática na Educação Infantil;
7. Números e Operações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
8. Pensamento Geométrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
9. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
10. Tendências em Educação Matemática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
CANAVARRO, Ana Paula. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, Vol. XVI, Nº 2, 2007.
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. Contribuição para um Repensar...a Educação Agébrica Elementar. Pro-posições. Vol. 4. N. 1. [10], março, 1993.
GUIMARÃES, Daniela. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a educação junto a escolares de 4 a 6 anos. 5. ed. Campinas: Papirus, 1986.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KUHLMANN JR., M.; FREITAS, M. C. de. (Orgs.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. A Geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
ONGARI, Barbara; MOLINA, Paola. A educadora de creche: construindo suas identidades. São Paulo: Cortez, 2003.
PIROLA, Nelson Antonio. Ensino e aprendizagem da Geometria no contexto da alfabetização matemática. Salto para o futuro, V. 7, 2014.
_____. Práticas de ensino de Geometria: algumas experiências com o desenvolvimento da movimentação e localização de pessoas/objetos no mundo físico. Salto para o futuro, V. 7, 2014.
ROCHA, Eloísa Acires Candal. A Pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Anped, n. 16, p. 27-34, jan./abr., 2001.
ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, Estado e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 25-64, 2002.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.