organizer logo

II CONCURSO PÚBLICO UFMS 2018 - DOCENTES

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Aquidauana
NOME
[281] Linguística, Letras e Artes / Letras / Línguas Estrangeiras Modernas
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Letras/Licenciatura com habilitação em Inglês ou em Português/Inglês; e
Doutorado em:
Área de Avaliação/Área básica: Linguística e literatura/Linguística Aplicada ou Linguística.
PROGRAMA
1. Multiletramentos no ensino de inglês.
2. Formação crítica de professores de línguas.
3. Produção oral em língua inglesa.
4. Produção escrita em língua inglesa.
5. Translinguagem / Práticas translíngues.
6. Literatura e o ensino de língua inglesa.
7. Leitura e compreensão de textos em língua inglesa.
8. Aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa.
9. Aspectos lexicais da língua inglesa.
10. O papel da gramática no ensino da língua inglesa.

Observação: A prova didática deverá ser ministrada na língua inglesa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CANAGARAJAH, A. Suresh. Translingual practice: global englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. [2. ed.]. São Paulo, SP: Contexto, 2014.
CRISTÓFARO-SILVA. Pronúncia do Inglês para falantes do português brasileiro – Os Sons. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005.
JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; HALU, Regina Célia. Formação 'desformatada': práticas com professores de língua inglesa. Campinas, SP: Pontes, 2011.
LADEFOGED, Peter. A Course in Phonetics. New York: Harcourt Brace – Ivanovich Publishers, 1975. Language Files. (9 th Edition), The Ohio State University, Department of Linguistics, 2004.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New literacies: everyday practices and classroom learning. 2nd ed. New York: Open University Press, 2009.
LEWIS, M. The Lexical Aproach. England: LTP, 1993.
LIMA, Denilso de. Por que assim e não assado?: Aprenda a combinar as palavras em inglês. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
McCARTHY, M. & O’DELL, F. English Collocations in Use. Cambridge University Press, 2005.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics: a critical introduction. Lawrence Erlbaum, 2001.
ROJO, Roxane Helena R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
TAKAKI, Nara Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco (Org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2015.