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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2017 - DOCENTES [LIBRAS] [E2]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Três Lagoas
NOME
Linguística, Letras e Artes / Letras (170)
QUANTIDADE
1
CLASSE
Auxiliar com Especialização
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Formação Exigida:
Graduação em Letras/Libras ou graduação em Pedagogia com certificação de Proficiência em Libras – PROLIBRAS ou graduação em Letras com certificação de Proficiência em Libras – PROLIBRAS;
Primeiro período de inscrição: Doutorado em Linguística, Letras e Artes/Letras ou Ciências Humanas/Educação;
Segundo período de inscrição: Doutorado ou Mestrado ou Especialização em Linguística, Letras e Artes/Letras ou Ciências Humanas/Educação
PROGRAMA
1. A Língua Brasileira de Sinais e a Linguística: aspectos gramaticais;
2. A Língua Brasileira de Sinais no Ensino Superior: aspectos legais e instrucionais;
3. O ensino da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Superior: aspectos metodológicos;
4. Aquisição da Língua Brasileira de Sinais por pessoas surdas: os desafios presentes na formação de professores;
5. Metodologias para o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos;
6. Processos identitários e produções culturais surdas;
7. Educação Inclusiva para surdos X Educação Bilíngue para surdos: desafios e perspectivas;
8. O ensino da Língua Brasileira de Sinais e a formação de professores do ensino regular comum;
9. Atendimento Educacional Especializado para surdos na Educação Básica e no Ensino Superior;
10. Fundamentos e História da Língua Brasileira de Sinais no Brasil
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Legislação Republicana Brasileira. Brasília, 2002.
__________. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Legislação Republicana Brasileira. Brasília, 2005.
BRITO, L. F. Por uma gramática de Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
CADERNOS CEDES. Educação, surdez e inclusão social. Campinas, v. 26, n. 69, mai./ago. 2006.
COUTINHO, D. Libras e Língua Portuguesa: semelhanças e diferenças. João Pessoa: Arpoador, 2000.
FERNANDES, E. (Org.). Surdez e Bilinguismo. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
__________. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GÓES, M. C. R. de. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. (Coleção educação contemporânea).
LACERDA, C. B. F. de; GÓES, M. C. R. de. Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Editora Lovise, 2000.
LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. de. (Orgs.). Uma escola, duas línguas: letramento em Língua Portuguesa e Língua de Sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. de. (Orgs.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
LODI, A. C. B.; MÉLO, A. D. B. de.; FERNANDES, E. (Orgs.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012.
LOPES, M. C. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
QUADROS, R. M. de.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.
QUADROS, R. M. de; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.