organizer logo

CONCURSO PÚBLICO UFMS 2017 - DOCENTES [E2]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Três Lagoas
NOME
Ciências da Saúde / Medicina / Clínica Médica / Ginecologia e Obstetrícia (175)
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Medicina;
Primeiro período de inscrição: Doutorado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar;
Segundo período de inscrição: Doutorado ou Mestrado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar
PROGRAMA
1. Anatomia, histologia e Fisiologia do Sistema Genital Feminino;
2. Semiologia Ginecológica e Obstétrica;
3. Assistência Pré-Natal;
4. Assistência ao Trabalho de Parto;
5. Alterações Fisiológicas e Psicológicas da Gestação;
6. Puerpério e Aleitamento Materno;
7. Doença Sexualmente Transmissível;
8. Planejamento Familiar;
9. Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher;
10. Processo de Trabalho e construção das linhas de cuidado em Saúde da Mulher;
11. Promoção à saúde da mulher;
12. Diretrizes Curriculares Nacionais nos Cursos de Medicina no Brasil;
13. Metodologias ativas de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades na formação
médica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- BASTOS, AC. Ginecologia infanto-juvenil. 2º edição, Editora Roca. - HALBE, HW. Tratado de Ginecologia. 3º ed. São Paulo. Editora Roca.
- NEME, B. Obstetrícia básica. 2º edição. Editora Sarvier.
- REZENDE, J. Obstetrícia. 8º edição. Editora Guanabara Koogan.
- NETTER. Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre, Artmed. - GRAY, H. Anatólia. 29º edição, Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan.
- Diretrizes Curriculares. CNE/CES nº3 – 20 julho de 2014.
- BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. DOI: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.
32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
- ARAÚJO, UE; SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
- BERBEL, NAN (org.) Metodologia da Problematização. Fundamentos e Aplicações. Londrina: UEL,1999.
- ANASTASIOU, LGC; ALVES, LP. Processos de ensinagem na universidade. 10 ed. Ed. Univille, 2012.