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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2017 - DOCENTES [E2]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Três Lagoas
NOME
Ciências da Saúde / Medicina / Saúde Materno-Infantil (173)
QUANTIDADE
2
CLASSE
Assistente A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em: Medicina;
Primeiro período de inscrição: Doutorado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar;
Segundo período de inscrição: Doutorado ou Mestrado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar
PROGRAMA
1. Anamnese e Exame Físico na Criança;
2. Amamentação;
3. Desenvolvimento Pondero-Estatural na Criança;
4. Programa Saúde na Escola;
5. Imunização na Infância;
6. Recepção ao Recém Nato na Sala de Parto;
7. Estatuto da Criança e Adolescente;
8. Desnutrição na Infância;
9. Atenção integral a saúde da criança e do adolescente na atenção básica;
10. Processo de Trabalho e construção das linhas de cuidado em Saúde da Criança e do Adolescente;
11. Promoção a saúde da Criança e do Adolescente.
12. Diretrizes Curriculares Nacionais nos Cursos de Medicina no Brasil;
13. Metodologias ativas de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades na formação
médica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- MARCONDES, E. Pediatria Geral e Neonatal. Editora Sarvier, Rio de Janeiro, 2002.
- MURAHOVSCHI, J. Pediatria Diagnóstico e Tratamento. 5º Ed. Editora Sarvier, Rio de Janeiro,1996.
- BEHRMAN, R. et. al. Nelson: Tratado de Pediatria. 17 ed Rio de Janeiro.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Tratado de Pediatria. 1 ed. São Paulo. Ed Manole 2007.
- Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Saúde na Escola. Brasília DF – 2009.
- Estatuto da Criança e Adolescente – Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados 7º ed - 2010 - Diretrizes Curriculares. CNE/CES nº3 – 20 julho de 2014.
- BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. DOI: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.
32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
- ARAÚJO, UE; SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. -
BERBEL, NAN (org.). Metodologia da Problematização. Fundamentos e Aplicações. Londrina: UEL, 1999.