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CONCURSO PÚBLICO UFMS 2017 - DOCENTES [E2]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Três Lagoas
NOME
Ciências da Saúde / Medicina / Cirurgia / Cirurgia Otorrinolaringológica (169)
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente A
REGIME
Dedicação Exclusiva
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Medicina;
Primeiro período de inscrição: Doutorado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar;
Segundo período de inscrição: Doutorado ou Mestrado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar
PROGRAMA
1. Anatomofisiologia dos órgãos envolvidos em Otorrinolaringologia
2. Fisiopatologia da audição
3. Exame otorrinolaringológico
4. Clínica das afecções comuns em Otorrinolaringologia
5. Disfonias
6. Respirador Bucal: causas e consequências
7. Rinossinusites agudas e Crônicas
8. Rinite alérgica e Rinites crônicas
9. Urgências em Otorrinolaringologia
10. Deficiência auditiva
11. Metodologias ativas de aprendizagem na formação médica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HUNGRIA, H. Otorrinolaringologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
CAMPOS, CA; COSTA, HOO. Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Tratado de Otorrinolaringologia. São Paulo: Roca, 2002.
LOPES FILHO, OC; CAMPOS, CA. Tratado de Otorrinolaringologia. São Paulo: Roca, 1994.
LOPES FILHO, OC; CAMPIOTTO, AR; REDONDO, MC; LEVY, C; ANELLI-BASTOS, W. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª ed. Ribeirão Preto: Tecmed, 2005.
Brandão, LG. Cirurgia de Cabeça e Pescoço. São Paulo: Roca, 1989.
LOPES FILHO, OC; BUSSOLOTI FILHO, I. Anatomofisiologia Clínica e Cirúrgica do Nariz e Cavidades Paranasais. São Paulo: Fundação Byk, 1998.
BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. DOI: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
ARAÚJO, EU; SASTRE, G. (orgs.) Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
BERBEL, NAN. (org.) Metodologia da Problematização. Fundamentos e Aplicações. Londrina: UEL, 1999.