organizer logo

CONCURSO PÚBLICO UFMS 2017 - DOCENTES [E2]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Três Lagoas
NOME
Ciências da Saúde / Medicina / Clínica Médica / Neurologia (165)
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Medicina;
Primeiro período de inscrição: Doutorado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar;
Segundo período de inscrição: Doutorado ou Mestrado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar
PROGRAMA
1. Cefaléias agudas e crônicas
2. Doenças desmielinizantes
3. Doenças infecciosas e parasitárias em Neurologia
4. Doenças vasculares do sistema nervoso
5. Epilepsias
6. Semiologia Neurológica
7. Tumores do sistema nervoso
8. Encefalopatias progressivas e não progressivas
9. Erros inatos do metabolismo
10. Diretrizes Curriculares Nacionais nos Cursos de Medicina no Brasil;
11. Metodologias ativas de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades na formação
médica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BROWN, C.D.; WIENER, C.; HEMNES, A. Medicina Interna de Harrison. Porto Alegre: Mc Graw – Hill, 2014.
MOORE, K.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. et al. Anatomia orientada para Clínica. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
PORTO, C.C. Semiologia médica. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Tratado de Neurologia - Merrit. 12ªEd.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
O Exame Neurológico - Dejong. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Tratado de Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. 1ª Ed. Elsevier, 2016.
BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. DOI: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
ARAÚJO, EU; SASTRE, G. (orgs.) Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
BERBEL, NAN. (org.) Metodologia da Problematização. Fundamentos e Aplicações. Londrina: UEL, 1999.