organizer logo

CONCURSO PÚBLICO UFMS 2017 - DOCENTES [E2]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Três Lagoas
NOME
Ciências da Saúde / Medicina / Psiquiatria (164)
QUANTIDADE
1
CLASSE
Assistente A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Medicina;
Primeiro período de inscrição: Doutorado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar;
Segundo período de inscrição: Doutorado ou Mestrado em Ciências da Saúde/Medicina ou Multidisciplinar/Interdisciplinar
PROGRAMA
1. Anamnese e Exame Físico em Psiquiatria incluindo Raciocínio Diagnóstico em Psiquiatria;
2. Políticas Públicas de Saúde Mental no Brasil;
3. Organização das Redes de Atenção Psicossocial no Brasil;
5. Transtornos Relacionados ao uso de Álcool e Substâncias Psicoativas;
6. Epidemiologia dos Transtornos Psiquiátricos;
7. Transtornos do Humor;
9. Transtornos Ansiosos
10. Transtorno de Personalidade;
11. Transtornos do Desenvolvimento Psicológico e Transtornos Comportamentais e Emocionais durante a Infância e Adolescência;
10. Diretrizes Curriculares Nacionais nos Cursos de Medicina no Brasil;
11. Metodologias ativas de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades na formação
médica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre,
2000. Editora Artes Médicas do Sul.
- KAPLAN, HI; SADOCK, B. Compêndio de Psiquiatria. 9º edição. Porto Alegre: Artes
Médicas, 2007.
- OMS. Classificação Internacional de Doenças Décima Revisão CID 10.
- SALVADOR, L. Compêndio de Psicopatologia e Semiologia Psiquiátrica. Porto Alegre, Artes
Médicas, 2001.
- CHALUB, M; TABORDA, JG; ABDALLA FILHO, E. Psiquiatria Forense. Porto Alegre,
Artes Médicas, 2004.
- DSM-IV-TR. Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. 4º ed. Ver. Porto
Alegre: Artmed, 2002.
- CHENIAUX JR, ELE. Manual de Psicopatologia. 3º.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan -
Diretrizes Curriculares. CNE/CES nº3 – 20 julho de 2014.
- BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. DOI:
10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n.1,
p. 25-40, jan./jun. 2011.
- ARAÚJO, UE; SASTRE, G (Orgs) Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino
superior. São Paulo: Summus, 2009.
- BERBEL, NAN (Org) Metodologia da Problematização. Fundamentos e Aplicações.
Londrina: UEL, 1999.