- DANTAS, A. M.; MONTEIRO, M. L. R. Neuro-Oftalmologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 696 p.
- GEHLEN, M. L.; SKARE, T. L. Reumato-oftalmologia. São Paulo, SP: Tecmedd, 2007. 160 p.
- HOFLING-LIMA, A. L. Manual de condutas em oftalmologia. São Paulo - SP: Atheneu, 2008. 1319 p.
- KANSKI, J. J.; BOWLING, B. Oftalmologia clínica: uma abordagem sistemática. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
- PASCARETTA JUNIOR, V. A cegueira na humanidade: do mecanismo da visão à catarata. Recife, PE: Grafica e Editora Liceu, 2008. 397 p.
- VAUGHAN, D.; ASBURY, T.; RIORDAN-EVA, P.; WHITCHER, J. P. Oftalmologia Geral. 17. ed. São Paulo: Artmed, 2010. 520 p.
- SCHOR, P.; CHAMON, W.; BELFORT JR, R. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar, OFTALMOLOGIA, São Paulo - SP: Manole, 2004. 567 p.
- BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. DOI: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
- ARAÚJO, EU; SASTRE, G (orgs) Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
- BERBEL, NAN (org) Metodologia da Problematização. Fundamentos e Aplicações. Londrina: UEL, 1999.
- RODRIGUES, M.L.V.; DANTAS, A.M. Oftalmologia clínica. 2 ed. Cultura Médica: Rio de janeiro, 753p., 2001